Terapia da Flutuação chega em Porto Alegre e promete revolucionar a forma de tratar e saúde física e mental

A Terapia da Flutuação se consolidou em diversas partes do mundo

A Terapia da Flutuação, já consolidada em diversas partes do mundo, com mais de 1.500 centros só nos Estados Unidos, agora também chegou a Porto Alegre. O primeiro Centro de Flutuação abriu na capital na última semana e tem atraído a atenção de quem busca saúde física aliada à saúde mental.

Localizado numa área nobre da cidade, na Av. Dr. Nilo Peçanha, o local possui um tanque de flutuação importado que promove a terapia alternativa. A pessoa fica durante uma hora na cápsula que possui 500 litros de água e 300 quilos de Sal Epsom (o que provoca a flutuação). O paciente pode ficar com a cápsula aberta ou fechada, com ou sem cromoterapia e com ou sem som ambiente. Botões internos dão autonomia para o paciente escolher como se sente mais confortável.

São inúmeros os benefícios, já comprovados pela ciência. A diminuição do processamento do cérebro ajuda de várias formas tanto o corpo como a mente.
Entre os benefícios estão: diminuição dos distúrbios de ansiedade, do stress, das dores musculares, dores nas costas e pescoço; aumento do foco, da concentração e da criatividade, melhora no sono (cada uma hora de terapia equivale a 4 horas de sono profundo), além da recuperação muscular, muito importante para atletas e esportistas.

Diversos atletas e artista no mundo já fazem uso dessa terapia. O ex-jogador de futebol americano Tom Brady possui um tanque em casa e declarou que a flutuação ajuda ele a manter o corpo e a mente em sintonia com a necessidade de alta perfonmance. Stephen Curry, um dos maiores arremessadores da NBA de todos os tempos, também faz uso regular da flutuação para melhorar a concentração e a recuperação muscular. Outros famosos como o jogador de tênis Novak Djokovic, o ator Jeff Bridges, a modelo Elle Macpherson, o jogador da seleção inglesa Wayne Rooney e o comediante e apresentador do UFC Joe Rogan são defensores da flutuação, ou floating como é chamada nos Estados Unidos.

O palestrante e escritor Dado Schneider foi um dos primeiros a ter a experiência em Porto Alegre e diz que a forma como o corpo flutua é uma experiência única. "A gravidade zero faz parecer que estamos no espaço. Realmente é a melhor forma de separar o corpo da mente. Fiquei em outra frequência, como se estivesse no nirvana", afirma Dado.

O bem estar
No Brasil eram apenas três Centros de Flutuação até a abertura do Refloat Therapy, que é o primeiro no sul do país. No resto do mundo, o negócio teve um crescimento de 526% nos últimos dois anos. Em 2020, o Global Wellness Institute divulgou um relatório que afirma que a indústria do bem estar mental vale 120 bilhões de dólares, com base na movimentação de clientes e negócios que envolvem a área.

Para um dos sócios do empreendimento, Tiago Dimer, o grande desafio da Terapia da Flutuação no Brasil é fazer com que as pessoas tenham essa cultura de se desligar por uma hora do mundo externo e das preocupações. "Temos que comunicar de forma eficaz o quanto isso traz benefícios se feito de forma regular. Tem muita gente que toma remédio para ansiedade e que poderia estar fazendo outro tipo de terapia, como a flutuação", diz Tiago.

Ele afirma ainda que nos Estados Unidos a terapia já está consolidada porque os benefícios são comprovados pela ciência.  "Pesquisamos muito todos os artigos científicos e documentários sobre o tema. Trouxemos o que tem de melhor em procedimentos para que as melhoras sejam eficazes. Temos todo um acompanhamento do paciente,  inclusive com apoio psicológico caso seja necessário", completa.