Propósito para transformar o turismo

Planeje algo que deixe as pessoas com orgulho e que transforme a vida delas

Definir propósito nem sempre é fácil, porque pode ser uma escolha bem subjetiva. Na prática e na minha opinião, quando se fala em propósito no turismo, precisamos mirar na transformação de um ecossistema. Pensar nisso é o primeiro passo para se ter um objetivo e também uma motivação para se trabalhar nesta indústria. Pensando nisso, decidi dividir com vocês um projeto que estou envolvida e que está causando boas repercussões: o Cristo Protetor.

Para quem não o conhece, fica na cidade de Encantado (RS), no Vale do Taquari. A partir de uma ideia ousada e do apoio incansável de empresários, uma estátua com 43,5 metros de altura foi erguida no topo de uma colina com uma das vistas mais belas do Rio Grande do Sul. Confesso que, em 2020, quando estive na obra e vi estruturas de ferro e os braços do Cristo no chão, não dei muita atenção. Pensei que seria mais uma imagem erguida em uma pequena cidade. Só que não era.

Meses depois, o Cristo se transformou em notícia no país e na imprensa internacional. E, quando percebi, eu estava subindo no topo da obra e conhecendo cada detalhe da construção. Conhecer o projeto a fundo me fez perceber que aquela não era somente uma imagem abençoada.É uma grande proposta de transformação da região do Vale do Taquari, pois novos negócios estão surgindo e haverá uma grande transformação econômica também nos municípios vizinhos. Devem surgir novos restaurantes, pousadas e hotéis.

Ao que tudo indica, o Cristo Protetor (e o parque que nasce junto) será capaz de transformar a vida de muitas famílias. Minha previsão não tem a ver com religião, mas com um projeto bem estruturado e que deve ser finalizado ainda este ano. Afinal, desde que as visitas à imagem foram abertas os turistas mostram que desejam conhecer algo novo, bonito e inusitado. A decisão de conhecê-lo não tem a ver com religião, mas tem ligação direta com fé, contemplação e lazer.

O projeto é imenso e também repleto de energia e, em poucos anos, tende a ser um grande case de sucesso no turismo regional e do Brasil. E qual o aprendizado? Você não precisa necessariamente erguer uma imagem para chamar a atenção do seu destino, mas deve criar um projeto que faça sentido para sua região, cidade ou empreendimento. Planeje algo que deixe as pessoas com orgulho e que transforme a vida delas de forma social e econômica. Isso é um propósito!