Principais motivos para incentivar a pesquisa no Turismo

Site Festuris é uma comunicação de conteúdos e informativos.

Investigar é conhecer mais! Sempre achei interessante encontrar argumentos mais focados nas necessidades do momento. O mercado está em constante mudança e nem sempre percebemos pois nos relacionamos com as mesmas pessoas diariamente, é preciso conhecer mentalidades de fora para “sair da caixinha”. A pesquisa é justamente um método para encontrar novas ideias ou soluções, que geralmente são praticadas por empresas ou pesquisadores acadêmicos, estrategistas de Marketing.

Sou doutoranda da Universidade de Sevilla, o foco do meu estudo é sobre gestão estratégica do Turismo em relação à pandemia. A minha experiência de estudo e na prática em meu trabalho está sendo bastante proficiente para a empresa Rossi & Zorzanello com o FESTURIS. Geralmente as empresas exigem que estejamos constantemente atualizados com o mercado para atender todas as demandas, mas sabemos que este tipo de processo requer constantes e rotineiras pesquisas.

O hábito de pesquisar, conhecer e se atualizar pode trazer respostas importantes para a gestão da empresa e contribuem no trabalho.
Informações sobre o Turismo tem sido uma das principais leituras de muitas pessoas que estão à procura de respostas para a Reconstrução. A pandemia afetou diretamente o mercado, modificando o perfil de muitos setores e o turismo foi o mais prejudicado pelo Lockdown, fechamento de fronteiras e encerramento de atividades que denotavam a aglomeração.

Com esta nova “Era”, as pesquisas sobre o turismo estão sendo focadas em estratégias de motivações aos turistas e trabalhadores destes setores. Todo Marketing aplicado pelas empresas que trabalham diretamente com Turismo adaptaram linguagem e imagens mais sustentáveis e sutis no enfoque de criar uma ligação com os consumidores. Diante deste cenário, os turistas percebem que as empresas estão acompanhando as tendências do mercado, indicando que a preocupação com a segurança sanitária está em primeiro lugar.

O Turismo rural, o Turismo de luxo e o Turismo regional são os temas mais frequentes na internet, posto que as procuras por estes segmentos estão sendo relevantes.
As preferências e os comportamentos dos turistas, neste período de pandemia, estão sendo previsíveis em optar por viagens curtas e ao ar livre, embora que, na minha opinião, com as vacinas, e daqui alguns curtos meses, o mercado pode surpreender e superar as expectativas do Turismo em voltar a ser como era antes da pandemia, sobretudo com algumas exigências.

Face ao exposto, segue a minha contribuição por trabalhar em uma das principais feiras de Turismo da América Latina, que em 2020 foi a primeira a ser realizada de forma presencial em meio à pandemia, assim como utilizar os meus estudos de mercado e acadêmicos para um Turismo atual e efetivo.


Tamiris Marconi.
Executiva Comercial Festuris.