Prawer conquista prêmio internacional da Academy of Chocolate

Academy of Chocolate homenageia os melhores chocolates do mundo

A Prawer Chocolates, reconhecida como a primeira fábrica de chocolates artesanais do Brasil, conquistou o Selo Bronze da prestigiada Academy of Chocolate, em Londres, na Inglaterra. A marca foi premiada com o Pistachio Caramelisé, na categoria Flavoured White Chocolate (Couverture) Bar. “Essa é uma conquista que nos alegra muito, por ser uma premiação de grande prestígio e com diversos concorrentes no mundo todo e reforça nosso compromisso com a qualidade e o que preconizamos com a tradição da marca", explica o diretor da Prawer, José Augusto. Segundo ele, o Pistachio Caramelisé, o chocolate premiado nesta edição do concurso, é uma receita pioneira no Brasil e uma criação que deixa a empresa muito orgulhosa. O blend único de ingredientes premium, aliado ao processo artesanal e complexo de caramelização, traz a esse chocolate branco delicadas notas de caramelo de leite”, reforça.

Criada em 2005, a prestigiada premiação da Academy of Chocolate homenageia os melhores chocolates do mundo, julgados pelos principais chocolateiros, produtores, jornalistas, blogueiros, escritores de culinária e outros especialistas em chocolate. A cerimônia é realizada em Londres, onde os jurados deliberam sobre as principais categorias, incluindo a Flavoured White Chocolate (Couverture) Bar, em que o Pistachio Caramelisé da Prawer foi premiado. Os produtos são avaliados pela aparência, aroma e sabor. “Trazendo uma barra de chocolate branco caramelizado com pistache levemente tostado e salgado, o Pistachio Caramelisé é uma experiência sensorial incrível, que nos traz lembranças da infância, dos deliciosos doces caramelizados. Já o pistache, além de dar crocância à barra suave, também realça o sabor do caramelo”, completa Natália Diehl, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Prawer, especialista formada em engenharia de alimentos na UFRGS e pós graduada em engenharia de processos e sistemas de produção na PUCRS.

Natália Diehl recorda que o desenvolvimento do produto, criado em 2016, foi um grande desafio. “A massa do Pistachio Caramelisé surgiu de uma falha, em que o chocolate branco queimou na concha. A massa caramélisé foi então conchada de noite, as primeiras bateladas em segredo, e ao longo dos anos pouquíssimas pessoas tiveram o conhecimento para fazê-la. Por conta de todo o histórico e o esforço envolvido no desenvolvimento dessa massa, a premiação me deixa muito emocionada”, acrescenta. Além do prêmio para o Pistachio Caramelisé, mais dois chocolates da linha receberam destaque na avaliação (commended), sendo elogiados e reverenciados pelo júri na categoria de bombons recheados: o bombom de caramelo de figo e o Vanille.