Por um turismo cada vez mais forte no Rio Grande do Sul

Na opinião do secretário, o Estado precisa fortalecer e valorizar o turismo gaúcho.

O comando da Secretaria do Turismo do Rio Grande do Sul está nas mãos do experiente político Vilson Covatti. A proposta para o setor é dobrar a participação do turismo no PIB estadual nos próximos quatro anos. Os dados indicam que o segmento de turismo do Estado do Rio Grande do Sul teve um crescimento significativo em 2022, com um aumento de 23,7% no número de profissionais admitidos em comparação com o ano anterior. Além disso, o número de empresas de turismo abertas também aumentou em 6,3%, representando 8% do total de empresas abertas no estado em 2022.

Covatti afirma que a secretaria tem dois principais pilares de canalização de investimentos para o segmento de turismo: o Programa Avançar no Turismo e a Consulta Popular. “Temos previsão de direcionamento de investimentos para diversas áreas, incluindo infraestrutura turística, apoio ao turismo rural, criação e divulgação de rotas turísticas e gastronômicas municipais, melhorias nos acessos e nas estruturas de pontos turísticos, integração regional de turismo, ampliação e fortalecimento da oferta turística, qualificação profissional, projetos de identidade visual turística, entre outras iniciativas”, frisa.

Na opinião do secretário, o Estado precisa fortalecer e valorizar o turismo gaúcho, tanto na consolidação de destinos como na criação de novas oportunidades. “Temos 27 regiões turísticas, todas com uma rica diversidade natural e cultural que deve ser preservada e valorizada”, afirmou.