Ousadia para definir novos rumos para o Turismo Brasileiro

Turismo inovador,diverso, criativo, responsável e ousado

Quando aceitei o convite para liderar a promoção e divulgação do destino Rio Grande do Norte, uma questão já me atravessava há algum tempo, como inovar no mercado de promoção turística no Brasil se não existe diversidade? Foi com esse questionamento que comecei a traçar as primeiras ações que levaram o Estado a ser considerado o único destino da América do Sul a estar entre os melhores do mundo de acordo com a Premiação Travelers' Choice do Tripadvisor, e em segundo lugar como o destino mais vendido e visitado, segundo a Braztoa. Um destino tendência.

É preciso ousar, não há caminho fácil nem atalho. Firmar parcerias sólidas para que o trabalho tenha continuidade e se consolide, e tornar decisões baseadas em inteligência comercial. Nesse sentido, para estimular ações de planejamento a partir de dados, criamos of SIRIO-Sistema de Inteligência do Turismo do Rio Grande do Norte - e único no Nordeste; uma ferramenta on-line aberta ao público que reúne dados, pesquisas e realiza o monitoramento do desempenho do setor turístico no RN. Com esse acompanhamento, foi possível determinar os mercados e nichos turísticos a serem trabalhados no destino.

Dessa forma, criamos um storytelling para cada nicho trabalhado, como maneira de inspirar e convencer o turista a nos visitar. Tudo isso foi executado em conjunto com ações agressivas de marketing, como por exemplo, o trabalho pioneiro com a marca Riachuelo, a collab "Um mergulho no Rio Grande do Norte", que homenageou as belezas naturais e culturais do destino por meio de uma coleção de roupas e acessórios: mais sustentáveis distribuídas em lojas por todo o Brasil.

Campanhas de marketing cooperado também fazem parte da estratégia com metas e mercados alvo acompanhados e orientados por inteligência comercial. Um case que realizamos recentemente para promover o nicho de casamentos e lua de mel foi receber a gravação da terceira temporada do Reality Show por tuguês, 'Casados à Primeira Vista, que ressaltou os segmentos de sol e mar e luxo, com gravações nos destinos paradisíacos de Natal, Pipa e Galinhos, e que será exibido em horário nobre da programação da SIC TV, alcançando 10 milhões de pessoas em todo o mundo.

Costumo falar que a proposta do meu trabalho integra um projeto de turismo inovador, diverso, criativo e responsável, além de ousado, e que almeja tornar o destino vivo e cheio de potencial para as pessoas também no contexto local, ou seja, ousadia e inteligência para mudar os rumos da atividade turística brasileira e sempre tornar os lugares melhores do que os encontramos. É disso que o Brasil precisa.