O turismo na ponta do garfo!!

E se a gente pudesse colocar no prato os atrativos turísticos de uma cidade?

Carla Leidens

Relações Públicas, atua em comunicação e gastronomia há muitos anos e há um ano vive em Portugal

E se a gente pudesse colocar no prato os atrativos turísticos de uma cidade? Pois é isso que faço cada vez que visito um novo lugar: procuro o prato que representa a cultura, escolho uma mesa com cuidado e saboreio aquele prato, como se estivesse devorando um livro de história.

Há muito tempo, o turismo gastronômico se tornou um nicho interessante, diferenciado e lucrativo. Visitar o Rio Grande do Sul é sinônimo de provar o churrasco, conhecer o pinhão, comer o melhor chocolate artesanal do Brasil e por aí vai. Cada pequena cidade tem uma tradição e o acolher ao redor da mesa é também uma forma de fazer turismo, e de evidenciar o que um lugar tem de bom. Vai para São Paulo? Não deixe de provar a pizza, a comida de rua da Feira da Liberdade e o pastel do Mercado Público.

O andar pelas ruas de uma nova cidade, perder-se para se encontrar, a tasca da esquina, provar o que o morador gosta e conhecer as pessoas que estão atrás de cada história é maior do que simplesmente viajar, é viver a cultura a cada prato que chega à mesa.

Estou vivendo em Portugal há pouco mais de um ano e, por aqui, o turismo está diretamente ligado à gastronomia. Chegar a Lisboa é sinônimo de colocar na lista de lugares a serem visitados o Pastel de Belém, mas também provar bacalhau, patanisca, cozido à portuguesa e uma infinidade de frutos do mar. Em cada esquina uma tasca, em cada prato a história que tem muito do nosso próprio país.

Tem ainda o vinho, que no caso de Portugal oferece ao turismo um cenário ainda mais especial. São aproximadamente 300 castas autóctones, que conferem ao país a possibilidade de roteiros especiais para conhecer os vinhedos, as quintas e, claro, os pratos que harmonizam com este universo. Enchidos, queijos, porco preto e outras receitas centenárias que fazem com que o turismo vá além, muito além de visitar o lugar.

Abra o mapa, escolha o próximo destino que gostaria de visitar e prepare o garfo. A viagem fica mais completa e certamente mais saborosa quando o turismo e a gastronomia estão no mesmo prato. 

olho: turismo gastronômico se tornou um nicho interessante, diferenciado e lucrativo