Natal nos Vinhedos é nova atração na programação da Serra gaúcha

Projeto traz apresentações artísticas para serem apreciadas em meio às videiras

Nem só do charme dos flocos de neve é que se constrói a beleza do Natal. A magia evocada pela data viaja pelas paisagens da Serra gaúcha e chega, também, ao Vale dos Vinhedos, com uma nova opção entre os atrativos turísticos da região para celebrar as festas de fim de ano. Em meio à fotografia do principal destino enoturístico do país, o Papai Noel faz sua morada para a primeira edição do Natal nos Vinhedos.

O projeto contemplará uma série de atrações gratuitas em seus seis dias de programação, entre 9 e 23 de dezembro. Todas as atividades estarão sediadas na RS 444, KM 21 (ponto de referência: em frente a Miolo). Acomodados por entre os vinhedos, além de assistir aos shows, os espectadores poderão degustar alguns dos melhores expoentes de vinhos, espumantes e sucos da região, comercializados por vinícolas locais, e apreciar delícias da gastronomia típica, ofertados no local.

A experiência do Natal no Vale dos Vinhedos começa com uma parceira de sempre: a conhecida luz do fim de tarde da Serra. Responsável por realçar as belezas da região no verão, ela emana um sentimento de paz e contemplação tão desejoso para esse período do ano. A programação terá início sempre às 18h30min, convidando a apreciar o pôr do sol, por si só um espetáculo.

O rol dos atrativos contempla, ainda, o universo lúdico do novo circo, com as trupes Tholl e Cia Sorriso com Arte mostrando, em dois espetáculos temáticos, o mundo de fábula do Natal e a beleza de movimentos acrobáticos. Outra atração será de cunho musical. A Orquestra de Teutônia, o Coral Vale dos Vinhedos, além do tenor Dirceu Pastori, do saxofonista e pianista Paulo Johann e da cantora Caroline Gobato apresentam emocionantes performances ao longo da programação. Nos fins de tarde dos dias 10, 17 e 22, o DJ Fabiano Oliveira, coordenador da Rede Atlântida, faz apresentação musical no local.

O 'Natal dos Vinhedos' é uma realização da DWR Produções Culturais, com promoção do Centro da Indústria, comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) e do Grupo RBS, e apoio da Prefeitura de Bento Gonçalves.

Evento traz fomento ao turismo

O Natal nos Vinhedos, além de promover a integração e congraçamento das comunidades de Bento Gonçalves numa especial época do ano, reforça a vocação turística da região. Sua edição inaugural tem como palco o Vale dos Vinhedos – mas a ideia é que, a partir das próximas, o projeto ganhe amplitude por todo o interior.

A promoção é entendida como mais uma forma de fomentar a atividade na região, bandeira da qual o CIC-BG tem se dedicado nos últimos anos, com a criação de roteiros como a Rota dos Capitéis, bem como o fortalecimento de projetos de referência, como a ExpoBento, a Fenavinho e, ainda, a Sparkling Night Run. "O Natal nos Vinhedos reúne um pouco daquilo que temos de melhor – paisagens, cultura e enogastronomia – e convida a vivenciar o turismo de experiência em sua plenitude. Esse projeto divulga a região e fortalece a cadeia da uva e do vinho, oportunizando movimento extra para o trade, fomentando o empreendedorismo de inovação e gerando oportunidades para que todo o setor se organize também no sentido de apresentar atrações novas e diferenciadas, focadas em experiência", diz a presidente do CIC-BG, Marijane Paese, ressaltando o compromisso da entidade em incentivar, por meio de ações como essa, o empreendedorismo de inovação.

Prova disso é o envolvimento de estabelecimentos locais que estarão participando da programação. A Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), por exemplo, estará representada por dez associados: Adega e Vinhedos Dom Eliziário, Vinícola Ales Victória, Audace Wine, Bodega Czarnobay, Chamon Garbin Vinhos Clássicos e Peculiare Vinhos Únicos, Vinícola Dom Cândido, Giordani Gastronomia Cultural, Pizzato, Ristorante Di Bartolomeu e Terragnolo Vinhos Finos e Vinícola Videiras Carraro. Também estarão presentes vinícolas dos municípios de Santa Tereza e Monte Belo do Sul.

Apenas nos primeiros três meses deste ano, o Vale dos Vinhedos recebeu mais de 55 mil turistas, conforme dados da Secretaria Municipal de Turismo. Em 2019, antes da pandemia, 443 mil visitantes haviam passeado por suas vinícolas e estabelecimentos. A procura por destinos enoturísticos assim tem crescido, segundo o Ministério de Turismo, na ordem de 10% a 15% ao ano.

O Natal nos Vinhedos é uma realização da DWR Produções Culturais e tem recursos financiados via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil, com patrocínio de Miolo, LNF, Gota Limpa, Madem, Zegla, Supermercados Andreazza, Banrisul Consorcio e Pagamentos, Vinícola Casa Valduga, Vinhos Salton, Cooperativa Vinícola Aurora, Multinova, MCN Logistik, Sicredi, Giordani Turismo e SPA do Vinho. O Natal nos Vinhedos tem apoio das Prefeituras de Bento Gonçalves, Santa Tereza e Monte Belo do Sul, além de Aprovale e Paróquia Santo Antônio. A promoção é do CIC-BG e do Grupo RBS.

Serviço

O quê: Natal nos Vinhedos

Quando: dias 9, 10, 16, 17, 22 e 23 de dezembro, sempre às 18h30min

Onde: RS 444, KM 21 (ponto de referência: em frente a Miolo)

Quanto: entrada franca

Atrações

Dia 9/12 - Orquestra de Teutônia

Dia 10/12 - Grupo Circense Tholl

Dia 16/12 - Coral Vale dos Vinhedos, com Dirceu Pastori, Caroline Gobbato e Paulo Johann

Dia 17/12 - Orquestra de Teutônia

Dia 22/12 - Coral Vale dos Vinhedos

Dia 23/12 - Cia Circense Sorriso com Arte, com a peça "Um Encanto de Natal"

Dias 10, 17 e 22: apresentação do DJ Fabiano Oliveira, coordenador da Rede Atlântida