Na abertura, Festuris reconhece a força do setor do turismo para a economia

Emoção, alegria, esperança, entusiasmo e reconhecimento.

Emoção, alegria, esperança, entusiasmo e reconhecimento. Foram muitos os sentimentos que se misturaram na noite desta quinta-feira (3), no Palácio dos Festivais, durante a cerimônia de abertura do 34º Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado. Resiliência e capacidade de recuperação foram palavras em comum para definir o momento do setor turístico no mundo.

Durante a cerimônia, a Rossi & Zorzanello e o Sebrae celebraram a parceria para realização do Connection Terroirs do Brasil em maio de 2023. O termo de cooperação foi assinado pelos gestores da empresa e por Cesar Mauricio Samuel do Nascimento, gerente nacional, e Amanda Bonotto Paim, coordenadora de Turismo do Sebrae.

Autoridades, jornalistas, agentes de viagens, operadores, empresários e convidados foram recepcionados pela equipe da Rossi & Zorzanello, liderados por Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, CEOs da empresa. Entre as autoridades presentes estavam o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, o secretário estadual de Turismo, Raphael Ayub, o deputado federal Rodrigo Coelho, presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados; Fábio Pinheiro, secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo; e Eduardo Leite, governador reeleito do Rio Grande do Sul, e Cláudio Castro, governador reeleito do Rio de Janeiro. As atrações artísticas da cerimônia foram o Grupo de Projeção Folclórica Ana Terra, de São Francisco de Paula, a soprano Débora Faustino e o saxofonista Vini Neto.

A entrega do Troféu Amigos do Festuris foi mais um dos momentos de emoção e reconhecimento da solenidade. Nove personalidades do turismo e que atuaram no crescimento do evento receberam a distinção.

Marta Rossi e Eduardo Zorzanello destacaram o crescimento e a força do evento desde a sua primeira edição. “São 34 anos que ocupamos este espaço e as emoções se repetem na mesma intensidade, como se fosse nossa primeira manifestação”, afirmou Marta, antes de lembrar o momento que o setor viveu nos dois últimos anos em decorrência da pandemia de Covid-19. Citou ainda que o momento é de união de todos em prol do país.

Já Eduardo Zorzanello disse que esta solenidade é uma “oportunidade que temos de agradecer publicamente a todos aqueles que constroem conosco e que nos ajudam alcançar a excelência nos resultados, a bater metas”. Este apoio, segundo ele, possibilitaram que o Festuris reunisse mais de 40 destinos internacionais, além de buyers do Uruguai, Peru, Argentina, Paraguai, Portugal e Estados Unidos. Ele comemorou, ainda, os resultados do evento, conquistados com o apoio de todos os atores do setor de turismo: crescimento de 16% em relação a 2019; 120% em relação a 2021; 12.500 inscritos antecipadamente; dois pavilhões de feira ocupando 24 mil metros quadrados (pavilhões Araucária e Hortênsias).

Em um segundo momento, Marta lembrou que “a nova economia colocou as pessoas no centro de tudo. Então precisamos ouvir e atender as muitas vozes que clamam por direitos iguais: são mulheres, negros, LGBT+, deficientes físicos. Precisamos olhar o nosso entorno, cruzar nossas fronteiras interiores, nos despir do orgulho e abrir o caminho para o diálogo. Diálogo, é disso que o mundo precisa”. Eduardo complementou que “o turismo representa uma força viva a serviço da paz”.

O secretário estadual de Turismo, Raphael Ayub, destacou os investimentos do governo do Estado no Turismo nos últimos quatro anos, que somaram R$ 196 milhões. Apontou a importância da iniciativa privada para o desenvolvimento do turismo e citou que nesta quinta-feira foi assinado no Palácio Piratini o contrato de concessão dos parques do Caracol (Canela) e Tainhas (Campos de Cima da Serra) à iniciativa privada, pelo período de 30 anos.

Fábio Pinheiro, secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, representando o ministro do Turismo, Carlos Brito, conclamou o trade turístico a se unir para ampliar o orçamento da secretaria dentro do Ministério do Turismo no próximo ano. Reconheceu a necessidade de investimentos, “como na qualificação da mão-de-obra”. Parabenizou o evento pelo seu tamanho e Gramado por sua hospitalidade. “Não vejo este evento sem o apoio do Governo Federal”, frisou.

O governador reeleito do RS, Eduardo Leite, disse que fez questão de estar no Festuris para reconhecer a importância do setor para a economia. “Estou aqui para assumir meu compromisso com o turismo”, afirmou, antes de referir os investimentos do Estado nos últimos quatro anos. E parabenizou o Festuris pelo grande evento que estava começando. “Parabéns pela resiliência e resistência”, ressaltou ele, dirigindo-se aos CEOs da Rossi & Zorzanello, organizadora do evento.

Para o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, Gramado, o Festuris é um exemplo da aposta que o município fez no turismo há mais de 50 anos. “Aqui temos pleno emprego graças ao turismo”, apontou Nestor, destacando a força dos migrantes de todo o país que vêm em busca de oportunidades. “Todos são muito importantes. Uma das nossas qualidades é o bem receber”, concluiu.

Nesta sexta-feira (4), a programação do Festuris inicia às 8h30 com o Meeting no Serra Park. Às 13 horas a feira abre para o trade realizar excelentes negócios. A programação completa do evento pode ser conferida aqui: https://www.festurisgramado.com/programacao/programacao-dia-2

Sobre o Festuris

O Festuris Gramado é uma das principais feiras de negócios turísticos das Américas e uma das mais antigas em atividade no mercado, alcançando a sua 34ª edição ininterrupta. Em 2020, o Festuris foi o único evento de negócios turísticos a ser realizado de forma presencial, em meio à pandemia. Além da feira geral, o Festuris trabalha com espaços segmentados: Luxury, Green Experience, Business & Innovation, LGBT+, Wedding e Food & Drinks Experience.

O evento tem o patrocínio Master do Ministério do Turismo, patrocínio Gold do Sebrae e Latam Airlines, co-patrocínio Banrisul, a Gol é a transportadora aérea oficial, a Planalto é a transportadora terrestre oficial, Turistur a agência oficial e Laghetto é a rede hoteleira oficial do evento. O Rio Grande do Sul é o Estado Anfitrião, Gramado a Cidade Anfitriã e o país convidado é Argentina. Mais informações sobre o evento em www.festurisgramado.com.

Patrocinador Gold