Ministra do Turismo propõe diálogo com o setor

Estes são os principais eixos temáticos do Ministério do Turismo, nos seus primeiros meses de atuação.

Diálogo; sustentabilidade e mudanças climáticas; carnaval; estruturação de destinos; e redução do valor das passagens aéreas. Estes são os principais eixos temáticos do Ministério do Turismo, nos seus primeiros meses de atuação. A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, lançou este plano de ação que inclui  projetos que serão resgatados ou iniciados – alguns, inclusive, já em andamento – e que buscam reestruturar e fortalecer a atividade turística no país. 

“Este é um documento orientador que deve nortear as nossas ações mais imediatas, mas que também pode ser atualizado a qualquer tempo com a inclusão de novos projetos. E, claro, não significa que reunimos aqui todas as ações em execução no Ministério do Turismo (MTur) porque, paralelamente, estão em andamento outros projetos e programas que buscam, de igual forma, reconstruir, fortalecer e impulsionar o turismo no Brasil”, afirma Daniela Carneiro.

Ações para impulsionar a atividade turística

Dentro do eixo diálogo, por exemplo, o MinTur trabalha na reativação do Conselho Nacional de Turismo (CNT), que reúne entidades representativas do setor. Ela também citou ações pontuais, como o incentivo ao Carnaval como indutor do turismo e conversas com o setor aéreo para a redução do valor das passagens. “Democratizar o acesso da população à aviação civil, permitindo que mais pessoas viagem pelo país”, frisou.

O fortalecimento do turismo no país passa, segundo ela, pela estruturação dos destinos no sentido mais amplo da palavra como repasse de recursos aos municípios, capacitações profissionais, incentivo ao empreendedorismo com a disponibilização de microcrédito, entre outras ações.