O Hotel Vovó Carolina é um dos empreendimentos que ajudam a contar a história da hospitalidade em Gramado/RS. Criado pelo casal Octavio e Ana Rossi, o hotel chega a 45 anos de atividades lançando uma nova experiência em hospitalidade: a casa do vovô Octavio e a vovó Anita.
Natural da localidade de Morro Agudo, no interior de Gramado, Octavio Rossi construiu sua trajetória com dedicação e visão de negócio. Ao lado da esposa Ana e da filha Marta, mudou-se para a região central da cidade ainda na década de 1950. A entrada no setor hoteleiro aconteceu em 1980. Estava chegando o Natal, quando o Hotel Vovó Carolina iniciou as atividades.
Construído no terreno da família, em localização privilegiada no centro de Gramado, os atendimentos iniciaram disponibilizando 10 apartamentos. Atualmente, o hotel conta com 19 apartamentos e mantém viva a essência do acolhimento que marcou sua fundação. O nome do empreendimento é uma homenagem à mãe de Octavio, Carolina, reforçando o caráter familiar que sempre guiou o negócio.
Expansão e legado familiar
Em 1996, surgiu a Pousada Vovó Carolina, localizada na Avenida das Hortênsias. No mesmo período, o filho João Batista Rossi retornou a Gramado com a esposa Mariah para integrar o negócio da família.
Com formação em Engenharia Química e experiência profissional no polo petroquímico, João já carregava consigo o espírito empreendedor herdado dos pais. Antes de retornar à cidade natal, havia aberto uma pousada na Guarda do Embaú, litoral de Santa Catarina.
Hoje, a Pousada Vovó Carolina conta com 46 apartamentos e segue sob a gestão de João e Mariah, que mantêm presença constante na operação, acompanhando de perto o dia a dia e a experiência dos hóspedes.
O legado de Octavio Rossi, falecido em setembro de 2023 aos 93 anos, permanece como referência na condução dos negócios. Reconhecido por sua praticidade e atenção ao bem receber, ele esteve ativo até os últimos anos de vida, contribuindo diretamente para a consolidação da marca.
.jpeg)
Referência em hospitalidade e café da manhã
Ao longo das décadas, o Vovó Carolina construiu reputação baseada na hospitalidade e na qualidade dos serviços, com destaque especial para o café da manhã que se tornou um dos grandes diferenciais da casa.
Segundo João Batista, foram seus pais que introduziram um conceito que se tornaria marca registrada na hotelaria gramadense: a fartura aliada ao sabor caseiro. Muitas das receitas desenvolvidas por Ana Rossi seguem sendo utilizadas até hoje, com produção própria de pães, biscoitos e outros itens.
Embora o padrão do setor hoteleiro tenha evoluído ao longo dos anos, o Vovó Carolina mantém sua identidade ao valorizar o estilo colonial e o cuidado personalizado. A filosofia de atendimento continua sendo pautada pela atenção aos detalhes e pela disposição em atender às necessidades dos hóspedes de forma ágil e acolhedora.
Hospedagem afetiva na casa da família Rossi
A comemoração dos 45 anos do Hotel Vovó Carolina ganha um capítulo especial e carregado de significado. A família Rossi anuncia a abertura ao público da residência onde viviam Octavio e Anita Rossi, transformando o espaço em uma nova experiência de hospedagem que une memória, afeto e tradição.
Batizada como Casa do Vovô Octavio e da Vovó Anita, a iniciativa é conduzida pelos filhos João Batista Rossi, Marta Rossi e Maristela Rossi. O projeto representa um resgate da essência que deu origem ao hotel: a hospitalidade genuína aprendida dentro de casa.
“Para nós este é um momento muito especial, porque estamos entregando aos nossos clientes e hóspedes o nosso berço. Foi dentro desta casa que aprendemos a trabalhar a hospitalidade. Meus pais, mesmo sendo pessoas muito simples, já nasceram com isso no sangue: o prazer de receber as pessoas”, destacam os irmãos.
A proposta da casa é oferecer uma experiência íntima e acolhedora, preservando o ambiente familiar com o conforto e os serviços característicos do hotel. A estrutura foi cuidadosamente adaptada para receber hóspedes com comodidade e segurança, mantendo viva a identidade original do lar.
Entre os diferenciais estão a acomodação familiar, com dois quartos de casal que podem ser configurados com camas de solteiro, atendendo até quatro ou cinco pessoas; o serviço hoteleiro completo, com camareira, limpeza e café da manhã incluso; além de um sistema de conexão direta com a recepção do hotel, por telefone e botões de emergência, garantindo praticidade e atenção especial.
Com a abertura da casa, a família Rossi transforma a memória em experiência, convidando os hóspedes a viverem mais do que uma estadia, mas a essência de um lar que deu origem a uma das histórias mais afetivas da hotelaria na Serra Gaúcha.
.jpeg)
Texto e fotos: Fernando Gusen | fernando@rossiezorzanello.com.br


.jpeg)

