Gramado/RS cada vez mais forte e competitiva no mercado turístico

Marta Rossi (CEO da Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos)

José Carlos Ramos de Almeida assumiu a Secretaria de Turismo de Gramado em 2018. Com vasta experiência no ramo hoteleiro, sendo gestor de empresas em redes de hotéis por 33 anos como Plaza, Serrano, Samburá, Laje de Pedra, Serra Azul, Residence (RN), e mais de 30 anos atuando em assessoria para empreendimentos do ramo, ele também foi professor de hotelaria pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e na Escola Superior de Hotelaria Castelli.

ENTREVISTA:

Ao assumir a pasta em Gramado há menos de um ano, como avalia o trabalho realizado durante este período na Secretaria de Turismo?
José Carlos Ramos de Almeida -
Avalio como um grande desafio, pela importância da Secretaria de Turismo de Gramado, não só profissional, como também pessoal e com muita satisfação e responsabilidade implementamos novas diretrizes baseadas na plataforma do turismo sustentável.

Quais os projetos que Gramado prepara, na área de turismo, para 2019?
José Carlos Ramos de Almeida -
Estamos focados em dar apoio a todos os eventos, em participar em eventos estratégicos para a economia do turismo, como também na realização dos seguintes projetos: revitalização da Rua Coberta, Praça Major Nicoletti e Rua Pedro Benetti, e ainda, busca de parceria com companhia aérea, criação de novos roteiros turísticos e a implementação do programa de hospitalidade.

É preciso otimizar e fortalecer a qualificação da infraestrutura, a promoção, a mensuração de dados para sermos ainda mais competitivos

Como trabalhar com a comunidade para que entendam a importância do Turismo para Gramado?
José Carlos Ramos de Almeida -
O surgimento turístico de Gramado se deu pelo envolvimento da população local em proporcionar o bem-estar efetivo aos visitantes. A satisfação da comunidade em receber, servir e conviver com os nossos visitantes continua sendo o brilho do nosso sucesso.

Quais as alternativas para potencializar o município como destino turístico?
José Carlos Ramos de Almeida -
Otimizar e fortalecer a qualificação da infraestrutura, a promoção, a mensuração de dados para sermos ainda mais competitivos.

Quais os maiores desafios deste primeiro ano?
José Carlos Ramos de Almeida -
Aponto como um dos maiores desafios a continuidade da satisfação da comunidade local com o público visitante.

O que o turismo representa hoje para Gramado?
José Carlos Ramos de Almeida -
O turismo é a principal economia do município.

Como conciliar o crescimento da cidade, com a preservação do destino turístico?
José Carlos Ramos de Almeida -
Nesse estágio de maturidade a preocupação com o destino turístico tem que ser de crescimento pela qualidade dos serviços, acessibilidade e mobilidade.