“Gramado e Suas Mães de Sempre” enaltece a trajetória de mulheres da comunidade

Segunda edição de homenagens propostas pela Agla ocorreu na Sociedade Recreio na última quinta-feira

Uma noite para recordar e homenagear mulheres com determinação e protagonistas de suas histórias e legados. Assim foi a segunda edição do projeto “Gramado e Suas Mães de Sempre”, que ocorreu na última quinta-feira, dia 11, em uma cerimônia na Sociedade Recreio Gramadense.

O ato afetivo é uma ação da Agla - Academia Gramadense de Letras e Artes e da Sociedade Recreio Gramadense que busca dar visibilidade e reconhecimento ao trabalho desenvolvido por mulheres gramadenses ao longo do crescimento de Gramado.

Nesta segunda edição foram homenageadas: Célia Petry, Eliana Wazlawick, Frida Dora Fleck, Hermida Zatti Perine, Neusa Silveira, Rita Márcia Gil, Zulmira Benetti Foss, Iracy Maria Baretta, Annelies Helena Rosenfeldt e Vera Ferreira Pante. “Um dia de muita emoção, carinho e gratidão. A gente não chegou aqui por mérito só nosso, se a gente chegou aqui é porque junto com a gente muitos estenderam a mão e nos apoiaram, é disso que a gente precisa ao longo da nossa caminhada”, falou Iracy Baretta, em nome das homenageadas.

Segundo Romeo Ernesto Riegel, membro da Agla, as mães em destaque significam o espelho daquilo que hoje são os cidadãos gramadenses. “Não se trata de uma festa, mas o culto à vida de pessoas que passaram ou estão passando por aqui, deixando em sua biografia lindas atitudes de amor familiar e serviço ao desenvolvimento público”, confirmou Riegel.

Painéis fotográficos e descrições biográficas das 10 mulheres homenageadas nesta segunda edição foram expostos na Sociedade Recreio Gramadense. As mães e os representantes familiares receberam uma escultura que simboliza o projeto. A estatueta foi oferecida pela empresa apoiadora do evento, Santho Aroma Gramado.

A segunda edição do projeto “Mães de Sempre de Gramado” foi uma realização da Agla e da Recreio Gramadense que contou com apoio da Rossi & Zorzanello na organização do evento, da Achoco, Jolimont Vinhos Finos, Floricultura Giardino e Santho Aroma Gramado.


Fotos: Gustavo Merolli