GEO MUSEU: pedras preciosas e fósseis pré-históricos na Serra Gaúcha

Reconhecida internacionalmente pelo seu charme e potencial turístico, Gramado conta com uma nova atração compatível à sua grandeza. O GEO Museu exibe um acervo particular de mais de 600 exemplares de fósseis, rochas, metais, minerais e gemas oriundos de diversos países, especialmente do Brasil. O ambiente moderno e inovador, com 3 mil metros quadrados, foi construído especialmente para o atrativo, valorizando cada peça. O museu iniciou suas atividades no mês de abril e projeta se tornar uma referência também na área científica.

No acervo, o GEO Museu apresenta pedras como ágatas, ametistas, citrinos, turmalinas e opalas. Além de exemplares obtidos em estados brasileiros como Rio Grande do Sul, Bahia e Minas Gerais, o espaço conta com pedras vindas do Uruguai, Índia, Marrocos, Madagascar, Paquistão, Indonésia, dentre outros países. Ao transitar pelos corredores e apreciar a beleza singular de cada peça, os visitantes fazem uma verdadeira viagem pelas belas artes da natureza.

PEDRA COM CARACTERÍSTICAS RARAS

Entre os destaques da coleção está um exótico geodo de quartzo-ametista, procedente do Uruguai, com quatro metros de altura e mais de sete toneladas de peso. A peça dispõe características como mineralização, cristalização, tonalidade e brilho, que o classificam como um dos mais raros e valiosos do país. O exemplar é oriundo dos grandes derrames vulcânicos que originaram a Formação Serra Geral, desencadeados pela separação da América do Sul da África, há cerca de 130 milhões de anos.

ESPAÇO ABERTO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Os minerais envolvem um valioso estudo multidisciplinar. O caráter científico e o grande potencial educativo do tema, aliados à fascinação que naturalmente desperta, levaram os empreendedores a investir em um projeto arrojado, concebido para combinar percepção, interatividade e conhecimento. O resultado é uma estrutura contemporânea, com ambientes criados não só para destacar o acervo mas, principalmente, para proporcionar a conexão com o público do início ao fim da visita.

O Grupo Vinte Empreendimentos e Soluções assina o projeto arquitetônico e de interiores, incluindo o design e a produção de peças exclusivas de decoração que são atrações à parte. O empreendimento conta com salões de exposições permanentes, espaço para exposições itinerantes, aulas e palestras, além de uma ampla loja de produtos confeccionados com pedras naturais.

Para os diretores do GEO Museu, a intenção não é agradar somente aos olhos dos visitantes, mas enriquecer o saber de cada um deles. O espaço amplo, interativo e moderno foi criado pensando nisso. Os minerais englobam um estudo multidisciplinar, envolvendo física, química, história, geografia etc. O empreendimento busca atrair estudantes e universidades para as dependências do museu. Em algumas ocasiões, as escolas terão acesso gratuito ao acervo, podendo inclusive realizar aulas no local.

ORIGEM DO PLANETA ATRAVÉS DE FÓSSEIS

O GEO Museu também conta com um salão de fósseis, com exemplares (originais e réplicas) de animais e de troncos de árvores petrificados, alguns originados há mais de 200 milhões de anos. As peças vieram de diversas partes do mundo, como da Patagônia e da Indonésia. Os fósseis são elementos fundamentais para a reconstituição da história geológica e da evolução da Terra. Ao observá-los, é possível não só vislumbrar as transformações e os diferentes cenários do planeta em eras geológicas passadas, como também compreender as formas de vida primitivas, suas relações evolutivas com os respectivos ambientes e com os seres vivos atuais.

SERVIÇO:

Geo Museu - Minerais, Gemas e Fósseis

Av. das Hortênsias, 5905 - Gramado/RS

Telefone: (54) 3286.3775

E-mail: contato@geomuseu.com.br

Site: www.geomuseu.com.br