Futuro do Marketing e Marketing do Futuro.

Os 6 desafios que o Marketing precisa passar para avançar.

O Marketing mudou? Sim e não, as regras que definem a função não mudaram, o problema é que existe uma confusão danada no entendimento e senso comum do que é Marketing, quem não entende crê que ele morreu e agora é tudo redes sociais, tráfego e lives (e óbvio que o marketing está sempre em transformação).

A base que sustenta a disciplina é a mesma, sempre foi [ENTENDER] o mercado e seus comportamentos para [ATENDER] da melhor forma, criando vantagem competitiva através de proposta de valor. O perigo hoje é jogar a responsabilidade para as ferramentas digitais e deixar que elas pensem, e isso não funciona na grande maioria dos casos.

A tecnologia trouxe ao profissional o poder de entender os porquês que estão por trás dos processos de decisão de compra, conseguir ver o que é feito e não o que é dito, acompanhar a jornada e não perguntar, esse super poder pode colaborar em estratégias de marketing mais eficientes reduzindo custo da transação.

Entender de tecnologia, ciência de dados,
algoritmo, softwares, martechs, IA, estatística
é tão ou mais importante do que o
processo criativo e de comunicação.

Hoje, o profissional de marketing pode sim assumir seu papel de estrategista, levando informações relevantes para tomada de decisão de produto, canais, precificação e inclusive comunicação.

A gestão, criação e execução do Marketing digital no que tange a comunicação que tem o objetivo de alcançar, relacionar e converter fica a critério de profissionais da área de comunicação social, que junto com o profissional de marketing podem entregar valor e diferencial aos clientes.

Reduzir o papel do profissional de Marketing a mídias e redes sociais é leviano, infantil e prova a falta de conhecimento da matéria. Além de atrapalhar na contratação, definição de cargos e principalmente salários.

Historicamente o Marketing tem vieses de conceito, não tem problema, o que precisa hoje é definir o papel do profissional de Marketing, o papel da comunicação e como essas duas áreas podem trabalhar juntas e entregar valor.

Só estratégia sem ação não é nada, mas ação sem estratégia pode ser catastrófico.

O grande desafio hoje e nos próximos anos é entregar valor para o mercado e para a empresa de forma cada vez mais rápida entendendo que o mercado muda em grande velocidade. O que isso quer dizer

As áreas de produto e comercial precisam entender rápido as mudanças no mercado, comportamento, economia, novos entrantes, isso se dá através de inteligência de mercado, área que está aparecendo com força nas empresas.

Isso nos leva a 6 desafios do [NOVO MARKETING]

Desafio 1 – entender que marketing não é departamento e sim está inserido em todas as áreas porque é a área que tem informação, entende e se relaciona com o mercado. Precisa urgente se tornar estratégico e não operacional como na maioria.

     O que isso implica: mão de obra qualificada para assumir esse papel, não existe por ai então tem um gap entre necessidade das empresas e profissionais disponíveis.

Desafio 2 – Equilibrar velocidade de resposta e ansiedade por respostas

     O que isso implica: empresários querem resultados urgentes sem entender que tudo tem um tempo de amadurecimento para acontecer. O desafio é conseguir educar os empresários em uma visão de crescimento contínuo e investimento na área de pesquisa e marketing.

Desafio 3 – digitalização dos negócios: todas as empresas terão soluções em alguma medida, mediada por software, seja em mkt digital, canais, produtos, produção, logística digital.

     O que isso implica: em data literacy (letramento em dados) aprender a se orientar por dados, em qualquer medida. O problema é o mesmo do [desafio 1], não existe uma maturidade digital em qualquer área na maioria das empresas, quando se tem a consciência não se tem pessoas, tecnologia e digitalização suficientes pra iniciar um trabalho. Quando descobrem querem ir de 0 a 100% em meses, nessa área é impossível.

Desafio 4 – Redesenho da função e área do marketing. Passando a ser centro, junto com TI das estratégias da empresa.

     O que isso implica: colocar o cliente no centro, entender a jornada (pontos de contato (ou seja, todos os verbos que o cliente aciona quando executa a tarefa pra adquirir esse prod/serv)

     Entendendo isso, redesenhar essa jornada, diminuindo atrito e ampliando os momentos bons, digitalizando ao máximo essa jornada e fazendo de forma mais rápida barata e gerando maior valor. Outro problema nas empresas, saber o que é valor para seu mercado)

Desafio 5 – Quando de orientada para o cliente ter e entender a jornada, comportamento e mudanças.

     O que isso implica: em ter gente na equipe que entenda de comportamento humano, tenha conhecimento do mercado e esteja atento as novas tarefas do dia-a-dia do mercado. Conseguir perceber isso rápido e mudar a rota de forma ágil, mexendo no mix de marketing gerando sempre valor para o mercado.

Desafio 6 – encontrar profissionais que tenham conhecimentos e habilidades nessa nova demanda e organização do marketing.

Não se formam pessoas que resolvam problemas só executores e ainda mal executores. TODAS empresas que eu passo ou converso tem vagas em aberto e quando encontra é pra preencher buraco não porque a pessoa é boa.

Acho que o grande desafio hoje, em resumo, é permear na empresa uma cultura de Marketing, ou seja, daqui a pouco nem departamento precisa, quanto todos estiverem orientado para o mercado e capturando valor para poder entregar. Ser ágil nas mudanças (ser data driven): ou se coleta, trata e utiliza dos dados ou não tem mais como ser competitivo. Então, entender a importância do Marketing como estratégico e como ele se insere nas áreas e estratégia a empresa, montar um data lake pra que toda empresa consuma e possa responder rápido, ser ágil na mudança (pensar como uma startup) e entregar valor antes e melhor que a concorrência.

Para isso precisa, letramento em dados, uma mudança na educação em Marketing e estratégia, pensar de forma ágil, montar equipes multidisciplinares que consigam encontrar alternativas variadas e dessa forma chegar a uma solução ótima.

O que a empresa quer é resultado, a área de Marketing consegue entregar resultado sustentável de forma ágil, desde que tenha uma mudança radical na contratação, função e representatividade dentro das empresas.