Festuris Cuida incentiva o conhecimento de alunos de Escola de Gramado

Foto divulgação dos alunos no Museu da PUC, em Porto Alegre

Um evento de negócios turísticos que incentiva o turismo e o conhecimento. Essa é a relação que existe entre o Festuris Gramado e a Escola Municipal Vicente Casagrande, do Bairro Altos da Viação Férrea, de Gramado, dentro do projeto Festuris Cuida. Neste ano, a escola será novamente contemplada com parte dos recursos oriundos do Transporte Solidário, nos dias 10 e 11 de novembro, com saídas de Porto Alegre e Caxias do Sul, em que os participantes pagam uma taxa pela viagem até o evento.

A Escola Vicente Casagrande conta, atualmente, com 240 alunos. “A nossa escola procura sempre trabalhar dentro de uma perspectiva fraterna, solidária e acolhedora. Procuramos respeitar as escolhas individuais e proporcionar momentos pedagógicos voltados ao conhecimento e as mudanças que cada um pode fazer na sua vida, garantindo uma evolução constante e permitindo experiências para além do que a realidade lhes apresenta”, afirma o diretor Francisco Santos da Silva, mais conhecido como Professor Chico.

Recursos direcionados ao conhecimento

Os recursos oriundos do Festuris têm sido utilizados dentro de um projeto muito importante para a Escola, que tem como tema o Turismo e Sustentabilidade. “Trata-se de um projeto que visa promover a observação de outras cidades com o intuito de traçar paralelos para uma análise dos efeitos do turismo na nossa região. Com esse mesmo projeto, conseguimos também um aporte financeiro através do Fundo Social do Sicredi. Com os recursos do Festuris e do Fundo Social conseguimos organizar duas saídas de campo importantes”, relata o Professor Chico.

Uma das viagens foi a Porto Alegre, com 70 alunos do 6º ao 9º ano, em que visitaram o Museu da PUC-RS, Estádio Beira-Rio, Arena do Grêmio, Centro Histórico de Porto Alegre (Casa de Cultura Mário Quintana, Santander Cultural, Praça da Alfândega, Igreja Nossa Senhora das Dores, Usina do Gasômetro e Orla do Guaíba, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Mercado Público e Aeroporto). A outra visita foi na região da Serra Gaúcha (São Francisco de Paula, Canela e Gramado), com 160 alunos do 3º ao 9º ano. A Escola realiza a cotação de recursos para passeios dos alunos da pré-escola e séries iniciais.

O professor Chico ressalta que o Projeto Turismo e Sustentabilidade está sendo desenvolvido com a ajuda dos professores e vai gerar um trabalho muito importante ao final das visitações, contendo as observações dos alunos e que será levado ao prefeito, Câmara de Vereadores e Secretarias Municipais por representantes de alunos.