Espiritualidade e contemplação no Caminho de Santiago

Experiência espiritual e cultural única, o Caminho de Santiago têm o poder inquestionável de mobilizar milhares de pessoas anualmente. Embora seu objetivo seja a cidade de Santiago de Compostela, na Espanha, o roteiro abrange 50 países da Europa e até mesmo a Rússia e a Turquia. No ano passado, peregrinos de 150 nacionalidades diferentes participaram do caminho.

No final do século IX, a descoberta do túmulo de São Tiago Apóstolo de Cristo em terras espanholas conduziu santos, reis, peregrinos, monges franceses e alemães até Santiago de Compostela. Tal veneração colocou o destino no mesmo nível de Roma e Jerusalém, entre os três maiores locais de peregrinação da cristandade.

Ao longo deste período, o Caminho de Santiago passou por altos e baixos, dependendo da situação política mundial, pragas européias na Idade Média, guerras e invasão muçulmana. Mas nunca perdeu seu caráter de conectar povos e civilizações, que o levou a ser distinguido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco em 1993.

As primeiras décadas do século XXI são marcadas pelo avanço da tecnologia digital, ataques terroristas, preocupação crescente com o meio ambiente e pela crise econômica global de 2008, fatores que endureceram a situação social. Diante deste cenário e da busca por novas experiências enriquecedoras, a tradicional peregrinação a Santiago propõe uma mudança radical de comportamento, uma alternativa de valores humanos e universais em face de um mundo cada vez mais globalizado, alienante e competitivo.

Além dos benefícios espirituais, Santiago oferece a experiência da paisagem, história, cultura compartilhada e solidariedade. As mais de 300 Associações de Amigos do Caminho de Santiago, distribuídas em todo o mundo, contam com quase 85 mil membros e atestam a importância e grandeza deste percurso. A cada ano, milhares de peregrinos de 155 países obtêm a certificação oficial comprovando à Catedral Compostelana ter feito pelo menos os últimos 100 km da peregrinação a pé, a cavalo ou os últimos 200 km de bicicleta.

O roteiro termina com a participação na Missa do peregrino, um abraço ao Apóstolo no Altar Alto e a visão do imenso incensário chamado "botafumeiro", o único atualmente em uso no mundo. O Caminho de Santiago é um espaço sagrado com uma forma diferente de peregrinação, que não nega o tradicional, mas acrescenta-lhe os desejos e motivações das sociedades contemporâneas.

SERVIÇO:

Caminho de Santiago

Telefone: +00 (34) 981-900-643

https://www.caminodesantiago.gal