Destino mais querido do Brasil ganha espaço no digital para imortalizar sua história

Crédito da foto: Thayse Subtil

Como município e destino turístico, Gramado tem quase 69 anos de história. E a Rossi & Zorzanello Feiras e Eventos completou 35 anos em abril deste ano. Essa soma de vivências aproximou a empresa do projeto “Gramado Tem História”, que reúne o acervo de imagens e pesquisas da historiadora Iraci Casagrande Koppe.

Liderada atualmente por Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, este patrocínio ao projeto é uma forma, também, de agradecer pelas conquistas que Gramado possibilitou à empresa. “Uma cidade só existe de verdade se há uma preocupação com a sua história. Ao mesmo tempo, a história precisa ser de conhecimento da sua comunidade e valorizada por ela”, afirma Marta Rossi. A empresária recorda a proximidade que Iraci sempre teve com ela e Silvia Zorzanello, falecida em 2010, e também fundadora da empresa.

O conteúdo do projeto Gramado tem História pode ser acessado no Facebook e no site www.gramadotemhistoria.com.br.

O Projeto Gramado Tem História surgiu em 2019 como uma ideia, tornando-se realidade em 2021. Há décadas, Iraci Casagrande Koppe, conhecida carinhosamente como Tia Ci, vem dedicando parte significativa do seu tempo revisitando o passado de Gramado. Junto ao projeto está sua filha, Lilian Casagrande Koppe, que auxilia a mãe a contar a história do município com postagens nas redes sociais.

A historiadora sempre teve um olhar atento aos fatos históricos, alguns deles que ela testemunhou, como a fundação da cidade, a Festa das Hortênsias, tendo sido eleita, em 1958, a 1ª rainha do evento, além disso as criações da Rossi & Zorzanello como o Festuris e o nascimento dos principais eventos da cidade, como por exemplo, o Festival de Cinema, o Natal Luz e a Festa da Colônia, entre outros.