Brasil projeta crescimento na recepção de turistas chineses

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) compôs a delegação brasileira no Comitê de Coordenação e Cooperação de Alto Nível China-Brasil (Cosban) em Pequim. A reunião foi comandada pelos vice-presidentes do Brasil e da China, Hamilton Mourão e Wang Qishan, respectivamente.

De acordo com o representante da Embratur, Diego Feijó, o encontro da Cosban, que completa 15 anos, abordou diversos temas estratégicos para a relação Brasil-China, entre eles o Turismo. O Cosban deve passar por uma reestruturação em sua composição. Com isso, deve ser criada, por pleito da Embratur, uma subcomissão de turismo para a próxima reunião do Comitê, que acontecerá no Brasil, em 2021.

“Entre os temas debatidos, com foco no resgate e na reorganização da Cosban para o fortalecimento da cooperação econômica do Brasil, a Embratur recomendou a ampliação dos investimentos em promoção e apoio à comercialização do destino Brasil no exterior, em consonância à estratégia do Governo Federal de priorização do turismo como alavanca de desenvolvimento econômico e social do País”, informou Feijó.

Nesse contexto, há mercados com canais de comercialização do destino Brasil já estruturados e que podem gerar resultados no curto prazo e há outros, como a China, em que ainda se faz necessário um trabalho de base para consolidação de resultados no médio prazo. A Embratur projeta um potencial de crescimento na recepção de turistas chineses no Brasil de, no mínimo, 1.000% até 2030.

“Os turistas chineses apresentam um dos maiores gastos médios em viagens do mundo e o potencial de crescimento receptivo do Brasil neste mercado é enorme, seja em ecoturismo e aventura, cultura ou turismo de negócios”, avalia o representante da Embratur. Cerca de 70% dos turistas chineses que hoje viajam ao Brasil são motivados pelo turismo de negócios.

Fonte: Agência Brasil