As trilhas do conhecimento para o ecoturismo sustentável e competitivo

O Portal Sebrae Ecoturismo tem como foco o ecoturismo e o turismo rural, duas atividades com enorme potencial a ser explorado em todas as regiões do país

Desde o início da pandemia da Covid-19, em 2020, o Turismo tem sido uma das atividades econômicas mais duramente impactadas no Brasil e no mundo. Pesquisa feita pelo Sebrae, no último mês de março, mostrou que os pequenos negócios desse setor enfrentam a maior perda média de faturamento entre todos os outros segmentos da economia (-59%, quando comparado ao período pré-crise). Ainda de acordo com estudos do Sebrae, o Turismo deve ser a última atividade a retomar o nível de receita equivalente ao registrado antes da pandemia.

Os especialistas destacam que além do setor depender diretamente da vacinação em massa da população para a volta à normalidade, os empreendedores precisarão conhecer e adaptar-se aos novos desejos e necessidades dos clientes. Nossos estudos indicam que os empresários deverão aderir às novas tecnologias com o intuito de garantir aos consumidores mais confiança nos serviços oferecidos. Nesse contexto, algumas inovações, como a alternativa de check-in e check-out digitais, pagamento por aproximação, internet das coisas, realidade virtual e inteligência artificial tornam-se medidas fundamentais e estratégicas.

Pensando nas particularidades desse segmento e nas dificuldades enfrentadas pelos donos de pequenos negócios, o Sebrae elaborou um conjunto de soluções e conteúdos que estão disponíveis em uma plataforma inédita. O Portal Sebrae Ecoturismo tem como foco o ecoturismo e o turismo rural, duas atividades com enorme potencial a ser explorado em todas as regiões do país. As pesquisas apontam que esses segmentos devem verificar uma retomada mais rápida que os demais, pois os turistas vão procurar inicialmente por locais isolados, espaços abertos e sem aglomeração. A população deve buscar por pequenas cidades do interior para contemplação da natureza, priorizando esses dois modelos de viagem.

O Portal Sebrae de Ecoturismo foi criado para disseminar práticas inspiradoras e oportunidades de negócios, contribuindo para a inovação e produtividade das micro e pequenas empresas integrantes da cadeia do Ecoturismo, Turismo de Aventura e de Natureza. O Portal pode ser explorado por empreendedores, profissionais, entidades, gestores públicos e demais interessados no assunto. Nesse novo canal, o empreendedor encontra notícias sobre o setor, fontes de informação, Trilhas de Conhecimento para aprimoramento, entre outros conteúdos.

A pandemia impôs novos aprendizados e desafios a todos nós. O Portal Sebrae Ecoturismo é uma importante ferramenta que a instituição disponibiliza aos empresários do setor como forma de contribuir na retomada dessa atividade, que é crucial para a economia brasileira, contribuindo também com o desenvolvimento social e a distribuição de renda.

Por Carlos Melles, presidente do Sebrae