51° Festival de Cinema de Gramado anuncia filmes em competição

Produções foram reveladas durante coletiva em Gramado realizada na manhã desta terça-feira, 04.

A espera acabou. Na manhã desta terça-feira, 04 de julho, a organização do Festival de Cinema de Gramado anunciou os filmes que irão compor as mostras competitivas de sua 51ª edição. Dos mais de mil títulos inscritos, as curadorias e comissões de seleção escolheram seis Longas-Metragens Brasileiros, cinco Longas-Metragens Documentais, cinco Longas-Metragens Gaúchos e 23 Curtas-Metragens Gaúchos (lista completa ao final do release).

Mais uma vez, a diversidade e o ineditismo permeiam a seleção. Dentre os longas brasileiros, as seis produções terão premiére mundial em Gramado. A lista conta com uma representação da diversidade do audiovisual brasileiro, trazendo visões de realizadores e realizadoras do Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país. Vale ressaltar a pluralidade dos gêneros, englobando thriller, drama, ficção, biografias e documentários. Os gaúchos não ficam de fora e demonstram a potência do cinema feito no Estado. Os vinte e três curtas-metragens gaúchos foram selecionados por Chico Maximila, artista visual, diretor e produtor cinematográfico, Juliana Costa, crítica e pesquisadora, Zeca Brito, cineasta, diretor e roteirista, Pedro Garcia, jornalista, e Fabi UD, cineasta e multiartista.

Os filmes serão exibidos presencialmente em Gramado, entre os dias 12 e 18 de agosto, no tradicional Palácio dos Festivais. Na noite do dia 19 de agosto, serão revelados os vencedores dos Kikitos. Ao total, serão entregues 38 kikitos, além das tradicionais homenagens com os Troféus Oscarito, Eduardo Abelin, Kikito de Cristal e Cidade de Gramado. Em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), o Festival de Gramado entregará, ainda, três Prêmios Novas Façanhas e o Troféu Leonardo Machado. Outra novidade é o Troféu Sirmar Antunes, em parceria com a Assembleia Legislativa.

Durante o encontro com os jornalistas, a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, enfatizou que o mais importante desta edição é começar a construção de uma nova década. “Esse será mais um ano para apresentar novidades e continuar evoluindo, sempre vencendo desafios. A nossa equipe está trabalhando intensamente para trazer o melhor do audiovisual a Gramado. Vocês podem observar pela qualidade dos filmes anunciados. Temos a certeza de que vamos começar a década com uma edição que inova nos formatos”, afirmou.

Marcos Santuario, curador do festival, destacou o árduo trabalho que teve ao lado da atriz argentina Soledad Villamil e do ator e diretor Caio Blat na seleção dos filmes. “Essa é uma das seleções mais potentes dos últimos anos, e também uma das mais difíceis. Foram muitos filmes inscritos, e muitos filmes bons. Nossa busca foi por manter a qualidade, sempre com um olhar para produções criativas e que contemplem elementos inovadores. Observar a diversidade geográfica e narrativa, dando espaço para consagrados realizadores e novos talentos que surgem nas produções nacionais, também foram questões às quais nos atemos”, salienta.

Troféu Oscarito será entregue a Laura Cardoso e Léa Garcia

Em sua 51ª edição, Gramado opta pelo ineditismo ao entregar o Troféu Oscarito a duas mulheres de inestimável importância na história do audiovisual brasileiro: as atrizes Laura Cardoso e Léa Garcia. Esta será a primeira oportunidade em que a honraria será entregue para dois nomes. “É impossível olharmos para a história do audiovisual brasileiro e não pensarmos nessas duas mulheres. Poder reverenciar essas lendas da nossa cultura com nossa honraria mais antiga e em uma única edição do Festival é, para nós, mais do que um orgulho”, afirma Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos da cidade.

Laura Cardoso é uma das atrizes mais premiadas do país e a que mais estrelou telenovelas, totalizando mais de oitenta trabalhos na televisão. Já recebeu diversos prêmios, incluindo três Grande Otelo, quatro Prêmios APCA, dois Troféus Imprensa e dois Prêmios Shell. Em 2002, foi laureada com o Troféu Mário Lago pelo conjunto da obra e, em 2006, foi condecorada com a Ordem do Mérito Cultural.

Com 95 anos de idade e mais de sete décadas dedicadas ao ofício, Cardoso foi uma pioneira na televisão brasileira, estreando em 1952 na extinta TV Tupi. Ao longo dos anos, esteve presente em incontáveis produções, como Fera Radical, Rainha da Sucata e Mulheres de Areia. Nesta última, contracenou com Glória Pires, homenageada com o Troféu Oscarito durante o 41º Festival de Gramado. A atriz afirma que "Laura Cardoso é exemplo para todos os artistas brasileiros pelo seu legado. Te amo, te admiro e te respeito".

Seus últimos trabalhos no cinema foram no curta Jadzia e no longa De Perto Ela não é Normal, ambos de 2020. Engana-se quem pensa que a idade avançada faz com que Laura pense em se aposentar. “Não gosto de pensar em parar, quero continuar trabalhando até quando Deus permitir. Adoro trabalhar. Adoro fazer cinema. É realmente  a sétima arte, gostaria de ter feito mais”, diz.

Sobre receber o Troféu Oscarito, Laura comenta estar emocionada com a honraria. “Representa o reconhecimento do público, é um prêmio importante na minha carreira. Gramado é  uma cidade linda e, no Brasil, é  o ponto de encontro do cinema. Minha vontade é levar toda a minha família. Se tudo der certo, eles irão, com certeza”.

Léa Garcia possui uma história antiga com Gramado, conquistando quatro Kikitos com Filhas do Vento, Hoje tem Ragu e Acalanto. Com 90 anos completos, a veterana possui no currículo mais de 100 produções, incluindo cinema, teatro e televisão. Com uma célebre trajetória nas artes, foi indicada ao prêmio de melhor interpretação feminina no Festival de Cannes em 1957 por sua atuação no filme Orfeu Negro que, em 1960, ganharia o Oscar de melhor filme estrangeiro, representando a França.

Atuando em produções para televisão, cinema e teatro, Léa consolidou uma carreira de papéis marcantes em produções como Selva de Pedra, Escrava Isaura, Xica da Silva e O Clone. Foi peça fundamental na quebra da barreira dos personagens tradicionalmente destinados a atrizes negras. Tornou-se, assim, uma referência para jovens atores e admirada pela qualidade de suas atuações.

“Quando eu estava começando no mundo das artes ela já brilhava nas telonas. Léa Garcia é uma inspiração. Doce, gentil, talentosa, uma estrela, uma pérola. Precisamos reverenciá-la, todos os dias”, afirma a atriz Zezé Motta, que também recebeu o Troféu Oscarito, em 2007.

Mesmo com suas nove décadas concluídas, Léa segue ativa nas artes cênicas. Em 2022, por exemplo, atuou nos longas Barba, Cabelo e Bigode, Pacificado e O Pai da Rita, trabalhando novamente, neste último, com o prestigiado diretor Joel Zito Araújo.

Laura Cardoso e Léa Garcia se juntam à Alice Braga, que será homenageada com o Kikito de Cristal.

Nova série do Prime Video terá premiére mundial em Gramado

Pela primeira vez em sua história, o evento terá uma série como atração. A escolhida foi Cangaço Novo, série original Amazon, que estará disponível no Prime Video, em mais de 240 países e territórios, a partir do dia 18 de agosto. A premiére mundial será em Gramado. Produzida pela O2 Filmes, a série conta com oito episódios, foi criada por Eduardo Melo e Mariana Bardan, tem direção de Aly Muritiba e Fábio Mendonça e roteiro de Fernando Garrido, Mariana Bardan, Eduardo Melo e Erez Milgrom. A produção executiva é de Andrea Barata Ribeiro e Bel Berlinck, da O2 Filmes, Fábio Mendonça e Aly Muritiba.

Cangaço Novo conta a história de Ubaldo, interpretado por Allan Souza Lima. O personagem é um bancário infeliz da zona urbana de São Paulo sem nenhuma lembrança de sua infância. Ubaldo descobre, então, que tem uma herança e duas irmãs no sertão cearense. Além de Allan Souza Lima, a série o tem no elenco Alice Carvalho, Hermila Guedes, Thainá Duarte, Ricardo Blat, Marcélia Cartaxo, Adélio Lima, Nivaldo Nascimento, Pedro Wagner, Rodrigo García, Luiz Carlos Vasconcelos, Ênio Cavalcante, Joálisson Cunha e Pedro Lamin.

“Era um sonho antigo de Gramado abrirmos as fronteiras para outras possibilidades de realização audiovisual. Esse ano, apesar de todas as dificuldades, conseguimos dar um passo importante para a concretização desse sonho. A exibição dessa série reforça que estamos atentos às novas práticas de produção e consumo, e abre portas para explorarmos no futuro”, afirma Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos de Gramado.

Para Marcos Santuario, a sessão especial demonstra a força de Gramado. "Estávamos buscando encaixar uma série dentro da programação deste ano. Ficamos muito contentes com o retorno positivo do Prime Video. A série, filmada no Nordeste do Brasil, possui uma equipe maravilhosa e irá promover uma experiência única a quem acompanhar a sessão”.

Cangaço Novo terá exibição em sessão especial, fora de competição, no dia 14 de agosto, segunda-feira, no Palácio dos Festivais.

Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, é o Filme de Abertura

O documentário Retratos Fantasmas, quinto longa-metragem do cineasta e roteirista Kleber Mendonça Filho, terá sua estreia no Brasil na abertura do 51º Festival de Cinema de Gramado. Após apresentar seus últimos filmes, O Som ao Redor, Aquarius e Bacurau, em Gramado, Kleber retorna com seu primeiro documentário, fruto de sete anos de trabalho e pesquisa, filmagens e montagem.

O longa-metragem terá única exibição na noite de abertura, 12 de agosto, fora de competição.

Gramado Film Market

O Gramado Film Market, braço do Festival de Gramado dedicado ao mercado audiovisual, terá nova edição durante a programação do 51º Festival de Cinema de Gramado. Em seu sétimo ano, o GFM manterá suas tradicionais atividades como palestras, workshops, rodadas de negócios e Mostra Universitária. Além da Gramadotur, assinam a realização a Agência Nacional de Cinema (Ancine) e o Instituto Estadual de Cinema (Iecine).

Educavídeo

Em sua 13ª edição, o projeto Educavídeo receberá ainda mais destaque. Tradicionalmente, a noite que antecede a abertura do Festival de Cinema de Gramado é dedicada aos trabalhos do Programa Municipal Escola de Cinema. Esse ano, estimulando a realização audiovisual dos alunos da rede municipal, os filmes feitos pelos estudantes serão exibidos no Palácio dos Festivais na noite do primeiro dia do evento, 11 de agosto, em uma premiére que prestigia o potencial criativo dos jovens realizadores.

Festival de Gramado em fase de produção

Por trás dos holofotes que iluminam o imponente Palácio dos Festivais está uma equipe engajada, composta por cerca de 20 profissionais das mais diversas áreas. Jornalistas, publicitários, fotógrafos, realizadores audiovisuais, arquitetos, relações públicas e administradores são responsáveis por tirar o evento do papel.

A realização do festival é da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos da cidade. Dentro da autarquia, Diego Scariot é o diretor de eventos à frente do Festival de Cinema, e a jornalista Rosa Helena Volk segue como presidente da Gramadotur.

O evento é conduzido há cerca de dez anos basicamente pelo mesmo grupo de profissionais. No núcleo de conteúdo e coordenação da produção de filmes e homenageados seguem o produtor Léo Scott e Primeira Fila Produções, enquanto a coordenação de produção e infraestrutura fica por conta de Jaqueline Rossi. Quem assina a direção de palco do evento é novamente Rubens Bandeira. Uma das novidades, Diego Marques, da That Design Company, fica responsável pela cenografia, e terá a missão de levar o evento às ruas de Gramado.

Há mais de uma década ininterrupta à frente da comunicação do evento, a Pauta - Conexão e Conteúdo mantém seus trabalhos de coordenação de comunicação, assessoria de imprensa e redes sociais. A campanha é mais uma vez assinada por Gustavo Melo, da agência de publicidade gramadense Gemelo Creative.

O jornalista, crítico de cinema e professor Marcos Santuario segue à frente da missão de selecionar os filmes que competirão pelo cobiçado Kikito ao lado da atriz e cantora argentina Soledad Villamil e do estreante Caio Blat. Os três são responsáveis pela curadoria dos filmes de longa-metragem brasileiros e documentais. Completando a equipe, o programador Leonardo Bonfim é o encarregado da curadoria dos longas gaúchos, ao lado de Mônica Kanitz.

Exposição do Museu do Festival de Cinema de Gramado relembra a 50ª edição

Com curadoria do jornalista e crítico de cinema Matheus Pannebecker, a exposição Memórias do 50º Festival de Cinema de Gramado acontece até 4 de outubro no espaço de exposições temporárias do Museu do Festival de Cinema de Gramado. A mostra, com apoio da TVE, Canal Brasil, Educavídeo e das fotógrafas Avany Cunha e Kätlin Fotografias, apresenta uma coleção única de fotografias, cartazes, vídeos e depoimentos que documentam os momentos inesquecíveis, as personalidades icônicas e as produções cinematográficas aclamadas que passaram pelo Festival de Cinema de Gramado no último ano. Além disso, os visitantes podem eternizar, de maneira virtual, suas mãos e assinatura na parede da fama do museu.

Curtas-Metragens Brasileiros e homenagens serão divulgadas em evento no Rio de Janeiro

Na próxima terça-feira, 11, faltando um mês para o começo do evento, o Festival de Cinema de Gramado levará um pouco do charme da Serra Gaúcha ao Rio de Janeiro, onde serão anunciados os homenageados com os troféus Eduardo Abelin e Cidade de Gramado, além dos Curtas-Metragens Brasileiros selecionados. O encontro vai reunir organização, curadoria, entidades, realizadores e imprensa.