Você tem uma marca ou um negócio no turismo?

Você já deve ter ouvido falar sobre branding, o que nada mais é do que a sua marca em movimento.

Essa é uma reflexão importante e que não existe certo ou errado, mas que talvez exija um momento certo. Quase toda marca começa como um negócio, algumas conseguem nascer já com esse DNA e outras passam por um processo de maturidade até se reconhecerem como marcas. 

Um negócio é fácil de se construir, você está lá para vender seu produto ou serviço para atender um público e gerando oportunidades com a sua entrega. Você tem uma agência de viagens que vende pacotes, um atrativo que recebe clientes, um hotel que hospeda pessoas e assim por diante. 

Uma marca não está lá somente para entregar o que vende, ela procura criar uma experiência inesquecível, “marcante”, que crie uma relação além da sua entrega, que está presente no antes, durante e depois da relação. Ela se preocupa com sua imagem, com as impressões que causa, com a lembrança que deseja fixar na mente dos seus clientes.

Só essa mudança de pensamento já coloca seu esforço de comunicação para trabalhar pelo legado que deseja construir para sua marca. Isso reflete na sua produção de conteúdo que busca educar o seu público, a criar valor para sua marca, a realmente ajudar o seu consumidor a comprar melhor. Já um negócio deixa na mão do cliente decidir se quer ou não comprar de você, é quando você só publica uma lâmina de promoção e espera alguém se interessar, é quando alguém comenta nos seus posts e você ignora porque está com outras prioridades.

Você já deve ter ouvido falar sobre branding, o que nada mais é do que a sua marca em movimento. Ela não está inerte esperando algo acontecer, está lá construindo a sua história, fortalecendo relações, se esforçando para ser lembrada e querida. 

A internet é o melhor local para sua marca se movimentar, para mostrar que ela tem vida, que tem crenças e valores que se conectam, que procura ser mais do que apenas um negócio. Use as redes sociais para relações sociais. Se pensa em só publicar sem interagir, vá para a TV, rádio, jornal, folhetos, as mídias tradicionais e de massa, porque se você busca clientes que comprem novamente, que indiquem seus serviços, se deseja conquistar advogados da sua marca, é usando as redes sociais que você vai acelerar esse caminho.

Em resumo, crie uma comunidade e não uma audiência apenas, crie valor com seu conteúdo e não seja apenas um preço com suas lâminas, trabalhe a sua comunicação ativa, seja um movimento, lidere um movimento. Quer que as pessoas se importem com você, então comece se importando com elas. 

Agora responda, você tem uma marca ou um negócio no turismo?