"Taxa de entrada" é implantada em Veneza para controlar turismo de massa

Marta Rossi (CEO da Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos)

Uma "taxa de entrada" para quem for visitar o centro histórico de Veneza. A câmara municipal da cidade italiana aprovou o novo imposto, que tem como objetivo evitar o turismo de massa e tirar proveito econômico para a manutenção dos pontos turísticos e patrimônios públicos. Atualmente Veneza é uma das cidades italianas mais visitadas por turistas, o que leva a um grande movimento de pessoas. Consequentemente, os preços se tornam também mais elevados.

A previsão é que a taxa comece a ser cobrada ainda neste ano, a partir do mês de maio. O valor será de 3 euros. A partir de 2020, entretanto, aumentará para 6 euros.

Em Veneza, como em outras cidades turísticas da Itália, o visitante precisava pagar uma taxa por cada noite que pernoitava ali. Porém, agora quem vier somente visitar e passar o dia também precisará desembolsar os valores.

A "taxa de entrada" estará inclusa na passagem dos meios de transporte. Estão isentos do pagamento: crianças menores de seis anos, os incapacitados, os esportistas federados, os torcedores de esportes que cheguem com veículos públicos e as autoridades institucionais.