Sustentabilidade representada na pluralidade brasileira

Espaço destinado a doação de mudas de flores e árvores nativas da região

A sustentabilidade sempre foi uma das bandeiras levantadas pelo Festuris ao longo da sua história. Porém, mais do que nunca, este eixo entrou com força total nesta edição da feira. A pandemia potencializou o turismo de natureza, ampliando assim a oferta de produtos disponíveis no mercado nacional e internacional. Neste cenário, os destinos brasileiros são protagonistas em belezas naturais e potencial de unir o turismo à preservação.


Tanto no espaço Green Experience, quanto na feira geral, estados e municípios que carregam consigo práticas sustentáveis e a natureza se posicionaram para levar isso ao restante do mercado. Nunca o verde esteve tão ligado às tendências de consumo do turismo. Junto com a pandemia veio também uma busca incessante por experiências únicas e reconexão com a natureza. Entre os destinos que se destacam estão Goiás e Parauapebas, além de dezenas de outros que possuem características semelhantes.


“Seguramente o Festuris é uma das grandes feiras da América Latina e tem muito a nossa cara de negociação de mercado. Então optamos em vir para cá com estande de 90 metros quadrados, um investimento que estamos muito felizes em fazer. Estamos trazendo um mix de diversidade, mas o elemento natureza é o principal. Estamos trabalhando os quatro elementos da natureza - terra, fogo, ar e água - justamente pelo sentimentos que buscamos gerar em cada visitante”, destacou o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral.


“Parauapebas é um destino novo e estamos estruturando a nossa cidade para receber turistas. A nossa expectativa é ter uma visitação importante ao nosso estande para que as pessoas possam conhecer Parauapebas e futuramente possamos nos consolidar como destino. Hoje somos uma cidade que trabalha basicamente com a mineração, mas temos muita atratividade natural. Então estamos investindo na estruturação do destino, visando captar recursos para investir na nossa cidade e fazer com que o turismo se desenvolva. Queremos fomentar essa matriz econômica”, projeta o secretário de Turismo de Parauapebas, Rodrigo Mota.