O Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, reconhecido como uma das principais plataformas de negócios e tendências do setor na América Latina, será o primeiro evento a conquistar a certificação do SeloXIS. A escolha do Festuris para inaugurar a certificação de eventos reforça a proposta do Selo: oferecer um novo olhar para a sustentabilidade no turismo brasileiro, avaliando de forma rigorosa os impactos socioambientais de hotéis e eventos do setor.
Criado por Priscila Bentes, CEO do Circuito Elegante há mais de 20 anos, o Selo analisa mais de 100 indicadores de impacto ambiental, social e de governança (ESG) em empreendimentos turísticos. Entre os hotéis certificados, os mais recentes são o Zendaya, em Búzios (RJ), e a Fazenda São Luiz da Boa Sorte, em Vassouras (RJ).
A ferramenta central do processo de certificação é o Índice de Sustentabilidade da Gestão Hoteleira (ISGH), que está disponível para consulta online na versão gratuita e paga, e o Índice de Sustentabilidade de Gestão de Eventos (ISGE).
“Com base em padrões como o Sustainability Accounting Standards Board (Sasb) e os Indicadores Ethos, criamos um índice exclusivo para diagnosticar, com profundidade, a realidade ESG do turismo brasileiro”, explica Aline Schneiders, especialista em sustentabilidade e diretora de certificação do projeto.
SOBRE O SELOXIS - O SeloXIS nasceu para diferenciar empresas do segmento de turismo que já adotam práticas sustentáveis e apoiar os negócios que estão iniciando essa jornada, oferecendo orientação e credibilidade no processo. Com critérios auditados e alinhados às melhores práticas globais, o SeloXIS ajuda a atrair clientes qualificados, fortalecer reputação com parceiros e investidores e reduzir custos com uma gestão mais eficiente.
Trata-se de um diferencial competitivo que transforma boas práticas - e o compromisso em implementá-las - em valor percebido e reconhecido pelo mercado.
Idealizado em 2018, o SeloXis passou por uma reestruturação em 2024, com a entrada das sócias Aline Schneiders e Ludmila Vilar, jornalista especializada em ESG. O projeto contou com apoio de um conselho consultivo de hoteleiros e uma parceria com a UFRJ. O processo de certificação envolve duas etapas: Avaliação e Contrapartida e Monitoramento.
fernando@rossiezorzanello.com.br
Foto: SeloXIS/Divulgação
Legenda: Aline Schneiders, Ludmila Vilar e Priscila Bentes conduzem o projeto que avalia as práticas ESG