Pelo futuro do turismo

O turismo tem a capacidade de movimentar diversos segmentos da economia,

O setor de turismo foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19 e, diferentemente do que vem acontecendo com outros serviços, segue acumulando perdas, ainda que em ritmo menos intenso, segundo a mais recente Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Diante desse cenário, fica ainda mais evidente a necessidade do investimento em políticas públicas críveis em prol da recuperação do segmento e do maior desenvolvimento da cadeia turística do País.

O turismo tem a capacidade de movimentar diversos segmentos da economia, gerando renda, desenvolvimento e empregos para os mais variados níveis de qualificação. Uma pequena mostra de seu impacto é observada em pesquisas recentes da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que apontam que, mesmo com o panorama ainda adverso, quatro dos cinco municípios. brasileiros que mais empregaram entre julho de 2020 e fevereiro deste ano são cidades turísticas.

A compreensão desse potencial tem levado a CNC, por meio do seu Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), a promover o debate com lideranças políticas, empresas, ONGS, entidades representativas e sociedade. Lançamos ano passado o projeto Vai Turismo - Rumo ao Futuro, com o objetivo de integrar propostas e conectar instituições para recomendar políticas públicas que estimulem o desenvolvimento sustentável de destinos turísticos brasileiros. Com a aproximação das eleições presidenciais, vamos apresentar essas demandas prioritárias aos candidatos.

Ainda nesse âmbito, recebemos em maio, na sede de Brasília da Confederação, o ministro do Turismo, Carlos Brito, e o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, para debatermos uma diretriz nacional para as ações de fomento ao setor envolvendo União, governos estaduais, prefeituras, entidades e órgãos representativos do turismo, de modo a unificar estratégias e otimizar os recursos públicos.

Acreditamos que somente com integração, investimento e menos burocracia será possível fazer o setor crescer, resultando em prosperidade e gerando mais empregos, que é o que o Brasil mais precisa agora.