Participação do Turismo no PIB Nacional tem crescimento

Marta Rossi (CEO da Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos)

Viajar a lazer, férias e conhecer diversas culturas. Cada vez mais as pessoas querem sair dos seus locais de residência para se aventurarem e curtirem novas paisagens. Esse desejo se reflete também nos estudos e pesquisas.

Uma pesquisa realizada pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês), apresentou que o turismo trouxe diversos benefícios para a economia do Brasil. Conforme o estudo, elaborado pela Oxford Economics, a contribuição ao Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 3,1% em 2018, totalizando US$ 152,5 bilhões (aproximadamente R$ 583 bilhões). Enquanto em 2018, o turismo correspondeu a 8,1% das riquezas nacionais, em 2017 esse percentual era de 7,9%.

Esse incremento na área turística ajuda a elevar a quantidade de vagas de emprego: são 6,9 milhões de pessoas que ocupam trabalhos no setor de turismo. Para o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, é um dado que confirma a capacidade do turismo de responder aos desafios da economia, sobretudo em um cenário onde o país precisa de estímulos para retomar o crescimento. "Na última década, o turismo foi responsável por 1 em cada 5 empregos gerados no mundo e todo esse potencial de geração de novos postos de trabalho se repete no Brasil, onde a participação do mercado de viagens no PIB nacional chega a 8% com cerca de 7 milhões de empregos gerados nas atividades do setor. O mais animador é a certeza de que temos potencial para ampliar ainda mais os efeitos positivos do turismo na economia e alcançarmos as metas de incluir mais 40 milhões de brasileiros no mercado consumidor de viagens, de aumentar de 6 milhões para 12 milhões o fluxo internacional e gerar 2 milhões de postos de trabalho no setor".

Quando falamos em dados à nível mundial, um em cada cinco novos empregos gerados nos últimos cinco anos são na área de turismo. "O turismo hoje é uma indústria criativa, multidisciplinar, vertical, que impacta diferentes camadas e esferas sociais. Hoje você pode viajar à lazer e férias, à trabalho, para estudar. Mas o bem comum de todos esses setores é a felicidade e o bem-estar das pessoas. Por isso, conforme podemos ver em pesquisas, o turismo está a frente de setores relacionados à de cuidados da saúde, por exemplo", diz Eduardo Zorzanello, Diretor do FESTURIS.

CRESCIMENTO DE 2%, CONFORME IBGE

Ainda conforme dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgado pelo IBGE, o Brasil teve um crescimento de 2% na atividade turística durante o ano de 2018. Esse resultado se deve às áreas de hotelaria, transporte aéreo e locação de automóveis. Em contrapartida, o setor alimentício, que inclui restaurantes e bares, teve resultados opostos. Os Estados com maior crescimento foram Espírito Santo, com 7%; Ceará, com 6,6%; e São Paulo, com 5,1%. Dos doze Estados avaliados, oito tiveram crescimento. Entretanto, o Rio Grande do Sul não está nesta lista, sendo um dos Estados que teve redução no setor de turismo (-0,7%).

Conforme Eduardo Zorzanello, é preciso uma nova articulação entre as associações, sindicatos e o empresariado, para que se crie um bloco unificado. "O Rio Grande do Sul tem por tradição relutar quando falamos em mudanças, falta uma integração para que se defenda o Estado como um todo, e assim possamos fomentar novos investimentos em diversas áreas, que passam desde a infraestrutura de estradas até à melhoria de pavilhões para eventos, por exemplo", relata. Para o Diretor do FESTURIS, o excesso de impostos e tributações no RS freiam o crescimento do turismo. "Tudo se torna mais caro. É preciso promover um planejamento, um melhor entendimento de roteiros e circuitos. Assim é possível gerar o desejo de investidores para o nosso turismo, e consequentemente trazer novos turistas.", relata.Para Eduardo Zorzanello, o Rio Grande do Sul ainda sente os reflexos do cenário político, econômico e jurídico de anos anteriores. "Acredito que neste primeiro semestre de 2019 as pessoas ainda vão querer visualizar o cenário, planejar e estudar o mercado. Porém, existe uma expectativa renovada e positiva, principalmente com a estabilização do dólar e do euro", afirma.

"Existe uma expectativa

renovada e positiva,

principalmente

com a estabilização

do dólar e euro"


Eduardo Zorzanello complementa que o Brasil hoje é visto como um dos principais lugares turísticos com potenciais naturais, devido a diversidade de climas e paisagens. De cânions à águas termais, de praias à florestas. " Ressalto aqui a Serra Gaúcha, tanto a região das Hortênsias, quanto o Vale dos Vinhedos. Nós somos privilegiados, somos o 2º destino mais desejado, de acordo com o Trip Advisor. Para continuar esse trabalho na atividade turística, é necessário capacitação, treinamentos com as pessoas que lidam diretamente com esse viés, seja em Hoteis, Restaurantes ou atrações turísticas. É preciso bem-receber, trabalhar a questão de humanização", finaliza.Para o Secretário de Turismo de Gramado, José Carlos Ramos de Almeida, para haver uma manutenção e atrair o público empresarial, a cidade precisa investir em eventos. "Gramado hoje tem os instrumentos e uma estrutura pronta, existe atualmente um fator de animação, tem aonde ir, parques e museus para se visitar. Porém é preciso fortalecer o cliente, mostrar o porquê de investir aqui", relata.

CHOCOFEST NA MAGIA DA PÁSCOA

GERA CRESCIMENTO EM NOVA PETRÓPOLIS

De acordo com o Secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Nova Petrópolis, Paulo Roberto Staudt, esse movimento foi sentido em algumas épocas do ano. "Tivemos altos e baixos em 2018, variou conforme a época do ano. Na Páscoa, durante o Chocofest, tivemos um aumento de público na cidade entre 20% e 30%. Porém, no inverno, quando geralmente temos muitas pessoas vindo para a compra de produtos de frio, houve uma queda acentuada", afirma.

A perspectiva para 2019 é otimista. Em Nova Petrópolis, são esperadas aproximadamente 150 mil pessoas para o Chocofest, maior evento de Páscoa do Brasil. De acordo com o Secretário de Turismo da cidade, os setores de hotelaria, comércio e restaurantes estão com expectativas altas devido ao grande número de eventos que a cidade tem concentrado. "2019 será um ano em que teremos um evento atrás do outro. Estávamos com o Verão no Jardim da Serra Gaúcha, e agora nos preparamos para a Páscoa. Há algumas semanas tivemos o Carnaval e o crescimento de turistas foi algo grandioso. Não esperávamos por tanto público, pois geralmente essa época do ano as pessoas vão para o litoral ou curtir as festas. Tivemos grande movimento durante todo o feriado", comenta Paulo Staudt.

"2019 será um

ano em que

teremos um evento

atrás do outro"

Quando falamos a nível nacional, as expectativas são positivas. "Temos focado na melhoria do ambiente de negócios para a atração de investimentos, ampliação da conectividade aérea e isenção de vistos para quatro países considerados estratégicos.", relata o Ministro do Turismo. Ainda conforme Marcelo Antônio, entre as ações previstas para a melhoria do ambiente de negócios está a criação das Áreas Especiais de Interesse Turístico (AEITs), a modernização da Lei Geral do Turismo para desburocratizar o setor, a aprovação da MP 863/2018 que prevê a abertura total das aéreas ao capital estrangeiro, a transformação da Embratur em agência e a isenção de visto para os quatro países já beneficiados com o visto eletrônico - Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão. "Além dessas ações prioritárias, seguimos atuando na estruturação dos destinos, qualificação profissional e outras áreas que vão garantir o crescimento do turismo no país.", complementa.Já em Gramado, a Prefeitura e a Secretaria de Turismo vem trabalhando com feiras e workshops ao redor do Brasil. "Gramado se tornou uma marca, um produto que as empresas procuram para se associar, por isso, é preciso trabalhá-la o ano inteiro. Os fatos mostram que a tendência da economia é melhorar e queremos trazer isso para a nossa cidade", comenta o Secretário de Turismo de Gramado, José Carlos.