O Mundo Plural e Humanizado que teremos pela frente

Congresso Nacional com as cores da bandeira do orgulho LGBTQ+

Junho é o Mês do Orgulho LGBT+ Mundial, em celebração ao movimento “Stonewall” que aconteceu em Nova York no dia 28 de Junho de 1969, onde vários grupos de LGBT+ tomaram frente às ofensivas da polícia em seus lugares de encontro. E esse ato foi cobrindo vários outros países em todo o mundo. Hoje podemos dizer que a semana ou mês de celebrações está em praticamente em todos os países ditos ocidentais e aqueles países que não possuem alguma ligação estadista ou de religião que não aceita esse tipo de manifestação.


O preconceito contra a população LGBT+ é ainda algo a ser sempre debatido e eliminado de nossa sociedade. No Brasil que é o país que oferece muitas possibilidades à essa comunidade, desde poder se casar, adotar filhos, doar sangue, trocar o nome em documentos e ainda ter a LGBTFobia como crime, assim como o racismo. Mas vivemos momentos muito difíceis graças à postura do presidente e de seus seguidores. Que praticamente na primeira semana de seu governo tirou do Ministério do Turismo qualquer menção à nossa comunidade e ao trabalho realizado há mais de 12 anos.


Sempre tive consciência de que o Turismo é onde a comunidade LGBT+ pode ter mais visibilidade, mais “proteção” no sentido de que várias empresas estão cada vez mais entendendo e se aproximando de nossos Turistas LGBT+. No Turismo LGBT+ sabemos quem são os consumidores e as empresas interessadas em dar as boas-vindas. O Festuris é um dos mais importantes exemplos de nossa Indústria do Turismo, afinal foi aqui que começamos a ter espaço como segmento de trabalho há uma década, e com importante papel ao longo desses anos inspirando empresas e negócios em torno desses turistas.


Hoje cada vez mais as empresas no Brasil e no mundo estão atrás de trazer a Diversidade e Inclusão para os cenários dos negócios. Reconhecer os direitos da comunidade LGBT+ é promover os direitos humanos de maneira geral, respeitar esse direito básico coloca a empresa num patamar diferenciado frente aos desafios e possibilidades que nosso tempo apresenta, oferecendo a chance de se ter negócios sustentáveis num mundo sustentável.


No Brasil a primeira rede de hotéis com distribuição nacional que assumiu esse papel foi a Accor Hotels, que iniciou no Brasil seu projeto #accorlgbti conversando com suas diferentes equipes, assumindo compromissos importantes para que seus funcionários LGBT+ tivessem uma posição de conforto dentro da empresa. E claro, isso seguiu para os consumidores e clientes de seus hotéis e serviços. Hoje esse trabalho constante chegou na Argentina, Colômbia, Chile e Peru na América do Sul, tudo comandado do Brasil. E não ficou escondido de sua matriz. Hoje a rede Accor é “Global Partner Platinum” mundial da IGLTA – Associação Internacional de Turismo LGBT+. E está levando o projeto para correr o mundo.


Nossas duas grandes empresas áreas Gol e Latam também estão fazendo um trabalho maravilhoso com suas diversas equipes. Nesse mês de junho lançaram campanhas para realmente participar ativamente do movimento LGBT+ em todo o país, inclusive adequando seus logos para incluir as cores do arco-íris em todas as mídias sociais. Trazendo suas equipes para falar e se posicionar, chegando a “abraçar” todos os seus clientes. Afinal uma abertura dessa grandeza é vista como positiva em todo mercado.


E a grande novidade do mês veio de nossa maior operadora: a CVC Corp que criou seu Comitê de Diversidade e iniciou uma série de iniciativas sobre o tema. A principal diretriz foi o lançamento do REprograma, com suas estratégias de sustentabilidade e diversidade. Junto a esse processo foi entregue uma cartilha feita de forma colaborativa com a participação de alguns colaboradores e representantes do comitê de diversidade e outras diferentes áreas da companhia. Além do LGBTQIA+, o guia baseia-se outros três grandes pilares: pessoas com Deficiência, Raça e Etnia, Equidade de Gênero.


Várias cidades no Brasil coloriram seus prédios principais nas cores do arco-íris. No Rio de Janeiro a Riotur em conjunto com a prefeitura colocaram banners com palavras positivas e de união em torno do mês do orgulho, em todos os postos salva-vidas da orla carioca. Em São Paulo o teatro municipal recebeu grandes bandeiras “rainbows” e seus principais prédios foram iluminados como também aconteceu no Rio, Natal, Curitiba etc. Mas talvez o projeto mais amplo foi o do grupo “Orgulho Brasília”, que não teve apoio de governo, mas que trouxe 19 monumentos nas cores do arco-íris, como a escada da antena de TV, viadutos e tuneis que foram coloridos, e no dia 28 de junho o Congresso Nacional recebeu a iluminação nas cores do arco-íris e palavras como Direito e Orgulho, fechando essas ações com chave de ouro.


Como podem ver esse “mundo plural e humanizado” depende de pessoas interessadas nesse processo. Que entendem a importância de nossa união como brasileiros em torno de nossas diferenças, mas que ao serem respeitadas nos tornam um país. Nosso trabalho como Associação de Turismo LGBT+ (IGLTA) é poder criar todas essas possibilidades para que o Turista LGBT+ tenha viagens e experiências seguras. E para isso precisamos unir destinos, empresas interessadas no segmento e gerar negócios que sejam bons para todos os participantes. Nosso país tem muitas dessas possibilidades e vamos juntos incrementar cada vez mais esses espaços para todos.

Clovis Casemiro

Coordenador de Turismo LGBTQ Brasil na IGLTA: International Gay and Lesbian Travel Association