O mercado do turismo de Portugal em tempos de pandemia

País lançou no início de junho uma campanha intitulada #Tempodeser, que transmite uma mensagem de confiança no recomeço da atividade turística

O Turismo de Portugal mantém a ambição de afirmar o destino como líder do turismo do futuro, mantendo o caminho traçado e com objetivos bem definidos no plano de ação “Reativar o Turismo - Construir o Futuro”, lançado no passado mês de maio. 

No âmbito deste plano, pretende-se incentivar a retoma do setor do turismo em Portugal e, em simultâneo, preparar o futuro, dotando-o de mecanismos para o tornar mais responsável, mais sustentável e mais resiliente, aproveitando alguns sinais que nos deixam otimistas em matéria de recuperação. Por exemplo, Portugal mantém a sua capacidade de atração, a contínua procura dos turistas internacionais e a progressiva reposição das ligações aéreas. Acresce o importante papel que o setor do turismo tem vindo a desempenhar na economia nacional, destacando-se também na projeção internacional da imagem do Destino Portugal, constatado num recente estudo da percepção e imagem das marcas - BAV 2020 (Brand Asset Valuator).

Estes são os dados animadores e reveladores de que, a curto prazo, precisamos garantir que as empresas do setor do turismo mantenham a sua capacidade produtiva e operacional e o Plano “Reativar o Turismo | Construir o Futuro” tem os mecanismos necessários para alcançarmos esta tarefa com êxito. 

Considerando que a imagem da marca Portugal tem, inequivocamente, um impacto positivo e de valor acrescentado, o Turismo de Portugal lançou no início de junho uma campanha intitulada #Tempo de ser, que transmite uma mensagem de confiança no recomeço da atividade turística, lembrando que é tempo de seguir em frente e relembrar o valor único e emocional de viajar.

Esta campanha encontra-se alinhada com os objetivos da Estratégia Turismo 2027 (ET27) e com o “Plano Turismo +Sustentável 20-23”, que tem como meta colocar Portugal no top dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo e afirmar o turismo como hub para o desenvolvimento econômico, social e ambiental através de 119 ações, distribuídas por quatro eixos de atuação que visam estruturar a oferta, qualificar os agentes do setor, promover Portugal como um destino sustentável e monitorizar as métricas de sustentabilidade do setor. A sua implementação será feita de forma gradual e plural, envolvendo todos os parceiros e mobilizando todos os atores: as instituições, as regiões, as empresas e a sociedade civil.

Com objetivos ambiciosos, o Turismo de Portugal quer chegar a 2023 com 75% dos empreendimentos turísticos com sistemas de eficiência energética, hídrica e gestão de resíduos e que não utilizem plásticos de uso único. 

Visando promover a confiança em Portugal como destino turístico, no que toca à prevenção e controle da Covid-19, o Turismo de Portugal criou uma ferramenta, o Selo Clean & Safehttps://portugalcleanandsafe.com/pt-pt, com o objetivo de assegurar o cumprimento de requisitos de higiene e limpeza por parte das empresas, e conta já com mais de 22 mil selos emitidos e 36 mil técnicos formados, ultrapassando as metas estabelecidas no Plano Turismo + Sustentável 20-23, que ambiciona Portugal como um território coeso, inovador e competitivo. Um país que valoriza as profissões turísticas e atrai talentos, onde a criatividade se destaca como uma referência na produção de bens e serviços distintivos, diferenciadores e, sobretudo, sustentáveis.

Por Bernardo Cardoso, diretor do Turismo de Portugal