Isenção de vistos começa a valer para cidadãos de EUA, Canadá, Japão e Austrália

Entrou em vigor hoje (17) o decreto do presidente Jair Bolsonaro (PSL) que isenta cidadãos dos EUA, do Canadá, do Japão e da Austrália de visto para a entrada em território brasileiro. A medida, anunciada em março, passa a valer sem a contrapartida a cidadãos brasileiros, que precisarão fazer todos os trâmites, inclusive entrevistas e o pagamento de taxas, para entrar nestes quatro países.

A isenção se aplica a turistas que visitem o Brasil por até 90 dias e pode ser prorrogada por outros 90, desde que a estadia não ultrapasse 180 dias por ano a partir da primeira entrada no país. Eles precisarão apresentar à imigração brasileira, após o desembarque, um passaporte válido para turismo de lazer e negócios, atividades artísticas ou desportivas ou em situações excepcionais de interesse nacional.

O Ministério do Turismo afirma que a medida deve ajudar o país a receber 12 milhões de estrangeiros por ano, com a expectativa do aumento da entrada de cidadãos de EUA, Canadá, Japão e Austrália. Em 2018, com o visto eletrônico para estes países, este número chegou a 6,6 milhões. Desde que o visto eletrônico passou a valer, o número de canadenses que visitaram o Brasil aumentou 45,3%, seguido de australianos (24,7%), americanos (13,3%) e japoneses (5,5%).