Integrar para transformar destinos

Cristo Protetor - Encantado/RS

Promover o turismo regional é muito mais do que valorizar a cultura de uma cidade e do seu povo: é possibilitar o desenvolvimento de uma região – ou de várias – gerando, a partir das suas belezas naturais e atrativos, ainda mais riqueza e oportunidades. Por ser uma atividade que integra diferentes setores econômicos e sociais, o turismo tem uma capacidade muito promissora de gerar empregos, distribuir renda e proporcionar a melhoria da qualidade de vida das comunidades.

No Rio Grande do Sul, o setor vem dando sinais de recuperação, apesar dos fortes impactos sofridos pela pandemia. Dados da pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apontam que o turismo gaúcho engatou, em julho, o terceiro mês consecutivo de abertura de postos de trabalho com carteira assinada. Os três meses somam quase 2,9 mil vagas abertas, descontando as demissões das contratações. É um sopro de esperança para quem tira o seu sustento desta atividade.

Somado a isso, temos um movimento forte envolvendo diversas áreas do poder público e da iniciativa privada para expandir o setor. Exemplo disso é a criação da rota turística do Pão e do Vinho, que busca a ligação asfáltica do Vale do Taquari até a Serra Gaúcha para promover o desenvolvimento regional, além de ser um incentivo ao turismo e à valorização da cultura local.

Como presidente da Assembleia Legislativa, tenho acompanhado as tratativas do projeto e acredito que esta é uma iniciativa fundamental para dar ainda mais visibilidade a pontos turísticos importantes como o Cristo Protetor de Encantado, o Trem dos Vales e o Viaduto 13. A consolidação dessa ligação entre o Vale do Taquari e a Serra Gaúcha potencializará todos os municípios envolvidos, impulsionando o empreendedorismo e o comércio local.

Ainda que o trajeto seja longo, cada passo é importante. O caminho a ser percorrido exige união, trabalho e muito planejamento. Com o avanço da vacinação e a temporada de férias se aproximando podemos dar mais alguns passos para a recuperação do setor. Levar a família ou os amigos para conhecer algum lugar entre o Vale e a Serra gaúcha é uma forma não só de valorizar a cultura regional, mas também de incentivar a atividade e se surpreender com a beleza do nosso Rio Grande.