Governador aposta em parcerias com iniciativa privada

Para o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que está no seu segundo mandado, “o turismo é uma atividade central na economia gaúcha.

Para o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que está no seu segundo mandado, “o turismo é uma atividade central na economia gaúcha. Já tratamos muito do setor no primeiro mandato e no segundo seguiremos valorizando a vocação turística de cada cidade”. Ele pretende valorizar os roteiros já consolidados para desenvolver novos destinos no Estado. “Queremos promover a integração entre os municípios, com foco na regionalização e na unificação das plataformas de promoção do turismo, auxiliando as regiões na formatação de agendas unificadas de eventos, potencializando destinos”, frisou.

De acordo com levantamento feito pela Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, o índice de atividades turísticas no Estado cresceu 54,1% entre outubro de 2021 e setembro de 2022. Hoje, o turismo corresponde a cerca de 4% das riquezas produzidas no Estado. “Mas podemos crescer ainda mais”, destaca o líder do Estado.

Eduardo Leite cita que o ciclo de investimentos feitos entre 2021 e 2022 ocorreu dentro do Avançar e foi financiado com recursos próprios do Tesouro. “Em 2023, iremos executar o que já está programado e abrir um novo ciclo de investimentos quando a situação financeira do Estado permitir. Alguns números de desempenho atestam que o setor vive um período promissor”, avalia.

Incentivar vocações consolidadas

Na opinião do governador gaúcho, “precisamos incentivar vocações já consolidadas, como a Serra Gaúcha, o nosso litoral e as Missões, e fomentar a vocação de outras regiões. O turismo rural, o turismo de aventura, o turismo religioso e o turismo de negócios estão, cada vez mais, ganhando espaço em nosso Estado. Para isso, é fundamental a parceria entre o público e o privado para atrair novos investimentos e oferecer atrações mais qualificadas para quem nos visita”.