Desde que o Festuris Gramado abriu suas portas pela primeira vez, em 1989, uma tradição se mantém viva e ganha novos capítulos a cada edição: o futebol. Em um campo onde o que está em jogo é muito mais do que a bola, profissionais do trade turístico nacional e internacional se enfrentam em uma partida onde a paixão nacional se mistura com o espírito de confraternização e networking.
No dia 8 de novembro, às 9h30 da manhã, independentemente do clima, o Centro Esportivo da Várzea Grande, em Gramado, será novamente palco do encontro entre a Seleção Gaúcha e a Seleção do Resto do Mundo. O jogo, que será no tradicional formato de 11 contra 11, celebra a integração do setor turístico de maneira única: com suor, risadas e laços que se fortalecem fora dos corredores da feira e mesas de negócios.
Para Larri Doile, empresário e um dos organizadores da partida, a longevidade do evento se explica por um espírito que vai além da competição. “Nunca houve uma briga, e é por isso que o futebol do Festuris se mantém até hoje. Esse futebol é um encontro de amigos, é aquele momento de descontração, claro, mas também de conexão e networking. No fim, o futebol em si é uma consequência”, define.
Ao longo de suas mais de três décadas, o jogo já teve em campo ícones do esporte como Denílson Show, Tinga, Washington Coração Valente e Formiga. No apito, nomes lendários como o irreverente Juiz Margarida e a árbitra Ana Paula Oliveira já deixaram suas marcas na história da partida.
A edição de 2025 ganha ainda mais brilho com o apoio da Secretaria Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur-RS), patrocinadora da iniciativa. A presença da Setur reforça o papel do evento como ferramenta de promoção do estado e da hospitalidade gaúcha. Ao final da partida, os craques do turismo seguem para um almoço de confraternização.
Texto: Fernando Gusen | fernando@rossiezorzanello.com.br
Foto: Rafael Cavalli/Festuris