(conteúdo)

Festuris amplia fronteiras da inclusão com ações de acessibilidade

Muito mais do que um encontro de negócios e tendências do turismo mundial, o evento se consolida como um espaço onde a diversidade é celebrada, acolhida e representada

Nesta sua 37ª edição, o Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado, dá um passo firme e inspirador rumo à inclusão. Muito mais do que um encontro de negócios e tendências do turismo mundial, o evento se consolida como um espaço onde a diversidade é celebrada, acolhida e representada. Por meio de uma série de iniciativas idealizadas e executadas em parceria com as entidades MOVER e SEMEARHIS, o Festuris apresentará uma estrutura robusta de acessibilidade.

“As ações de acessibilidade do Festuris 2025 não são meras adaptações, são o reflexo de uma visão que entende a inclusão como parte da inovação e do desenvolvimento sustentável. O turismo é, e precisa ser cada vez mais, inclusivo e acessível. Com essa parceria com a Mover e a Semearhis, o evento demonstra que é possível, e necessário, construir espaços acessíveis com intencionalidade, planejamento e afeto. A gente está olhando para todas as pessoas e queremos transformar o turismo e inspirar quem trabalha com turismo”, destaca Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris.

"Acreditamos que o turismo só é verdadeiramente transformador quando é para todos. A acessibilidade não é um diferencial, é um compromisso com a dignidade humana. No Festuris, temos a responsabilidade de inspirar o mercado a olhar com mais sensibilidade para as pessoas, todas elas. Incluir é enxergar, é acolher, é criar experiências que respeitem e valorizem a diversidade. E é esse o caminho que queremos trilhar", pondera Marta Rossi, CEO do Festuris 

Neste ano, ações inéditas e cuidadosas foram pensadas para atender pessoas com deficiência visual, auditiva, com mobilidade reduzida e baixa visão. O objetivo é facilitar o acesso e proporcionar uma experiência completa, segura, informativa e acolhedora.

 

Tecnologia e sensibilidade: o olhar da Mover para a inclusão

A entidade MOVER, que há anos atua com excelência na promoção da acessibilidade, será responsável por uma série de implementações que aliam tecnologia assistiva, design universal e empatia. Entre as novidades está a instalação de piso tátil no setor de credenciamento, garantindo a orientação segura de pessoas com deficiência visual desde o primeiro momento de entrada no evento.

Implantação de beacons (ou becons) nos espaços segmentados da feira. Esses pequenos dispositivos tecnológicos, do tamanho de uma bolacha, funcionam em conjunto com um aplicativo no celular. Ao passar diante de um desses espaços, o visitante com deficiência visual receberá automaticamente um áudio com a descrição detalhada do ambiente, suas dimensões e o conteúdo oferecido ali. É informação acessível em tempo real.

O aplicativo de beacons estará disponível no guichê de credenciamento acessível, para que os visitantes possam instalar facilmente a ferramenta e usufruir de toda a estrutura.

Além disso, será fornecida sinalização em braille para todos os expositores dos espaços Diversidade e B&I (Business & Innovation), ampliando a autonomia e a interação das pessoas cegas com os estandes.

 

Semearhis: acessibilidade em múltiplas formas de comunicação

A SEMEARHIS, com sua abordagem sensível e comprometida, oferece ao Festuris 2025 uma verdadeira rede de recursos acessíveis, que contemplam desde materiais em braille até vídeos com tradução em Libras.

Haverá audiodescrição sobre a feira e sobre a programação, permitindo que pessoas com deficiência visual tenham pleno entendimento sobre o evento e suas atividades, com riqueza de detalhes.

Vídeos em Libras serão produzidos com dois focos: um convite para o evento e outro apresentando a programação completa, assegurando o direito à informação às pessoas surdas usuárias da Língua Brasileira de Sinais.

Para quem utiliza o braille, estarão disponíveis detalhes como a programação em formato de livro A4 no credenciamento acessível; Lista de expositores em braille, também disponível no credenciamento; Cardápios em braille para uso na praça de alimentação; Pessoas com baixa visão contarão com um cardápio impresso em fonte ampliada.

Já quem preferir recursos auditivos poderá acessar a narração em áudio da feira, da programação e do cardápio, tudo acessado por meio de QR Codes estrategicamente distribuídos em 15 locais dentro da feira.

Um grande destaque será a presença de dois mapas táteis, desenvolvidos em parceria com a Inclusiva Arquitetura - assessoria e desenho de soluções arquitetônicas: Um ao lado do Pavilhão 1 e outro entre os Pavilhões 1 e 2. Esses mapas são essenciais para que pessoas cegas possam compreender a estrutura do evento e se movimentar com mais segurança e autonomia.

Haverá ainda um recurso voltado à mobilidade e ao nanismo: equipamento de aluguel disponível no depósito LGBT+ Diversidade, pronto para ser retirado em caso de necessidade.

 

Libras nos palcos de conteúdo

A comunicação em Libras não ficará restrita aos vídeos. O Festuris 2025 contará com a presença de intérpretes de Libras nos principais palcos do evento, garantindo o acesso pleno ao conteúdo apresentado ao vivo.

No grande palco de conteúdo, o Meeting Festuris, terá intérprete de libras nas manhãs dos dias 7 e 8, das 8h às 12h30, durante toda grade de painéis. Pela tarde, também nos dias 7 e 8, das 13h30 às 17h30, os palcos Diversidade e ESG também terão disponibilidade de intérprete de libras.

 

Texto: Fernando Gusen | fernando@rossiezorzanello.com.br

(Continue sua leitura)