Escolha do Brasil como destino turístico cresce após isenção de vistos

A isenção de vistos para cidadãos dos Estados Unidos, Japão, Austrália e Canadá, assinada em 18 de março pelo governo federal, apresenta os primeiros resultados positivos para o setor de Viagens no Brasil. De acordo com dados divulgados pelo Grupo Amadeus, houve uma alta expressiva no número de reservas em destinos brasileiros efetuadas por turistas dos quatro países. A dispensa do documento para entrada no Brasil passa a valer em 17 de junho.

Foi registrado um crescimento de 53% nas reservas feitas por turistas dos Estados Unidos para visitar o Brasil em junho, enquanto para julho, a alta sobe para 97% a mais em comparação com o mesmo período do ano passado. Já no Canadá, o crescimento foi de 86% para junho, 54% para julho e expressivos 135% para agosto deste ano.

Para as reservas já realizadas pelo Japão, o crescimento em junho deste ano será de 150% em relação ao mesmo mês em 2018. A alta segue nos meses seguintes, com 60% em agosto e 158% em setembro. Na Austrália, o crescimento foi de 86% em junho, 54% em julho e 135% em agosto.

Demanda antiga da cadeia produtiva do turismo, a medida de facilitação de entrada no país, que contempla quatro países considerados estratégicos para o turismo no Brasil, visa ampliar o número de visitantes estrangeiros, gerando divisas e criando empregos no país. A expectativa é de que a medida permita ao Brasil atingir a marca anual de 12 milhões de visitantes estrangeiros até 2022, meta prevista no Plano Nacional de Turismo 2018-2022.

Foto: Roberta Castro/MTur