O poder transformador do turismo e o protagonismo das pessoas neste setor estão resumidos nas edições da Revista Festuris ao longo de 2025. Em cinco edições e um total de 424 páginas, propusemos debates, destacamos destinos, valorizamos e enaltecemos pessoas e negócios, provocamos reflexões como a acessibilidade no Turismo, o crescimento do afroturismo, o potencial do Turismo de luxo, entre outros temas.
Abrimos o ano com a edição número 100, uma edição histórica. O assunto principal da capa foi o enoturismo, segmento que está se fortalecendo no país, com produções vitivinícolas que vão além da região no Sul do Brasil e ganham terreno na Região Central do país. Na mesma edição, valorizamos a relação que existe entre locais com selo de identificação geográfica (IG) com o turismo. A ênfase foi: de que onde existe IG, existe potencial turístico a ser explorado.
Também destacamos o potencial das padarias paulistas, uma atividade que identifica São Paulo pela diversidade de opções gastronômicas e pela qualidade dos serviços e produtos. Outro tema foi sobre as ilhas cercadas de água e turismo.
A edição 101 destacou o poder das marcas no segmento de turismo, enfatizando algumas delas. O conteúdo frisou que uma marca forte se constrói com autenticidade. A retomada dos voos da TAP entre Porto Alegre e Lisboa também ganhou repercussão na edição considerando o elo relevante que existe entre o RS e Portugal. O afroturismo, tendência que cresce cada vez mais no país, também teve eco nesta edição, assim como as cinco tendências apontadas pelo Ministério do Turismo.
As experiências possibilitadas pelos parques e atrativos turísticos nacionais foram abordados na reportagem principal da edição 102. Além da diversidade de opções em todo o Brasil, a reportagem apontou o crescimento do número de visitantes nos últimos anos, sobretudo após a pandemia. A imersão sensorial, a inclusão e a sustentabilidade estão no foco do segmento de parque de atrativos, conforme a reportagem.
Outro tema foi o valor que o turismo tem agregado à agricultura familiar, principalmente no Rio Grande do Sul, colocando os produtores rurais e as agroindústrias dentro de eventos turísticos relevantes do Estado. Outro ponto foi a relação afetiva que existe entre o Brasil e a Itália representado pelas festas e pela gastronomia. A presença do Brasil no top 15 do Turismo de negócios Mundial mostra o potencial deste segmento no país.
Na edição 103, a ênfase foi o turismo religioso, segmento que tem apresentado uma retomada relevante no país. Na reportagem, apresentamos os caminhos que o segmento tem percorrido nos últimos anos, as tendências e alguns destinos que são referência no país. A principal ênfase é de que a base do Turismo Religioso é a fé.
O início da primavera motivou a produção de uma reportagem sobre as flores destacando a cidade em que elas são as protagonistas. A relação entre IGs e turismo voltou a ser tema da revista, valorizando o trabalho do SEBRAE na certificação de serviços e produtos únicos no Brasil.
A histórica edição do Festuris 2025, ganhou as páginas da edição de número 104 da revista. Ao destacar o evento citamos o potencial para construir pontes entre culturas e turismo, considerando a presença de mais de 17 mil pessoas, 2500 marcas e 64 destinos internacionais nos estandes e corredores da Feira.
Um potencial de negócios e a diversidade cultural foram os diferenciais desta edição do Festuris. Outra pauta que motivou reflexão foi a reportagem sobre acessibilidade no Turismo, sobretudo as barreiras arquitetônicas que desestimulam pessoas com deficiência PCDs a viajarem.
Foi frisado que acessibilidade é um direito. E que acessibilidade não pode ser confundida com adaptação de espaços e acesso, mas um olhar permanente para que os PCDs sintam-se incluídos no Turismo.
Para 2026, o propósito é manter este foco na valorização do Turismo e das pessoas que fazem esta engrenagem girar. O ano deve iniciar com uma reportagem sobre o potencial dos rodeios como atrativo turístico seguindo a tendência cada vez mais forte dá concessão de espaços públicos para a iniciativa privada.
Neste link o leitor tem acesso a todas essas publicações da Revista Festuris.
https://www.festurisgramado.com/revistas
Texto: Ilton Gomes – editor da Revista Festuris
Imagem: Marthina Sorgetz




