Como comunicar os diferenciais de uma marca

Para comunicar os diferenciais de uma marca, o primeiro passo é o autoconhecimento.

Diante de tantas possibilidades no mundo do turismo, destacar-se em meio a um extenso cardápio de atrações turísticas, hotéis e destinos é um grande desafio. Embora possa parecer difícil, conquistar a atenção de um visitante tem muito a ver com encontrar a própria essência.

Para comunicar os diferenciais de uma marca, o primeiro passo é o autoconhecimento. É preciso olhar para dentro e reconhecer a própria identidade do negócio. Avalie seus pontos fortes e fracos, seus objetivos e o que diferencia o seu negócio de outro, Muitas vezes, olhar para si mesmo é difícil e pode exigir inclusive a ajuda de um profissional. Neste sentido, criar uma estratégia de comunicação é essencial para entender a si mesmo e traçar um plano de como comunicar os próprios diferenciais e se destacar

No último plano de comunicação que elaborei para um importante complexo turístico que será inaugurado no Rio Grande do Sul, fiz questão de analisar minuciosamente as características físicas do local. Percebi o quanto sua estrutura e propósito eram diferenciados. Logo, deixei anotado que ambos eram elementos importantes para serem divulgados:

Neste processo, é preciso traçar estratégias que passam por temas que devem ser comunicados e até por aqueles que devem ser evitados. É preciso levar em consideração também a possibilidade de crises e como contorná-las.

Quando temos clareza sobre nossos diferenciais podemos partir para outras três importantes etapas: o que comunicar, para quem comunicar e onde comunicar. Tendo em vista estes três elementos, seguimos um caminho mais assertivo para divulgar uma marca. Saber o que comunicar (e quando comunicar) é um passo importante para dar início a estratégia. Nesta escolha deve-se levar em consideração fatores como a importância do negócio para o cliente, o que há de novo, o que há de atrativo.

A partir do momento em que conseguimos extrair o que há de melhor numa marca ou negócio, devemos pensar qual é o público que deve receber esta mensagem e, em seguida, quais os canais mais efetivos para a comunicação. Muitas vezes, e dependendo do empreendimento, até mesmo estratégias offline podem surtir efeito, como a produção de folders e o uso de outdoor. Mas fiquem atentos: uma estratégia que funciona para uma empresa nem sempre pode funcionar para outra! É preciso conhecer os diferenciais, mas também o público e os lugares de abrangência do negócio

Quando conseguimos entender a essência de um projeto, temos estratégias mais eficientes e resultados mais positivos. Comunicar bem e de forma eficiente exige dedicação, tempo e profissional . Fácil não é, mas o resultado geralmente nos deixa felizes.