Um projeto que completa três décadas em 2024, e que nasceu no Festuris Gramado, o Clube Nacional do Arroz Amigo, realizou durante a programação deste ano a entrega de 16 homenagens a pessoas que auxiliaram na construção, permanência e crescimento da entidade. Os CEOs da Rossi e Zorzanello, empresa fundadora da Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, foram reconhecidos com o prêmio. A cerimônia ocorreu no estande do Rio Grande do Sul.
Eles receberam um prato personalizado com o logo da Associação e os nomes deles e um avental, que a cada ano é modernizado.
"Somos muito gratos ao Festival de Turismo de Gramado por sempre nos acolher, temos lembranças de todos. Neste ano, queremos homenagear as pessoas amigas do Arroz Amigo. Ele foi criado em 1994, no Hotel Serrano. Já participo do Festuris desde o início, pois quando a Marta e a Sílvia estiveram comigo na Companhia Riograndense de Turismo, elas trouxeram o projeto do Festuris para eu validar tecnicamente. Naquele momento não esqueço quando entraram na sala e perguntaram o que eu achava. E hoje é sucesso, há 36 anos", afirma a representante, Lenora Schneider.
Eduardo Zorzanello sente-se feliz em ser agraciado e lembrado. "Essa homenagem é muito tocante, bonita, é prova que o trabalho vem sendo bem feito, que estamos no caminho certo. Sempre buscando valorizar nossa comunidade, nossa região. Colocar o Rio Grande do Sul no mapa mundial do turismo, aproximando toda essa cadeia de negócios do turismo. Seguimos fortes, diversificando negócios e trazendo tendências e criando novidades", reitera.
O secretário de Turismo do Estado do RS, Ronaldo Santini, também foi lembrado e recebeu a homenagem, assim como representantes de sindicatos hoteleiros e de restaurantes e associações turísticas.
Além do tradicional
Nos eventos, a ideia é mostrar que arroz não é apenas arroz: é uma experiência que pode ser transformada em gastronomia diversa. "É um projeto que acontece com o objetivo de divulgar a gastronomia do Rio Grande do Sul, e o arroz típico da cidade que acontece o evento, pode ser Caxias do Sul, São Paulo, Japão, onde for o arroz. E acontece a apresentação do nosso prato típico e eles têm como base o arroz, então pode ser bolinho, carreteiro, arroz doce, já tivemos eventos com paellas, por exemplo", exemplifica a responsável, sobre as ações desenvolvidas.
Neste ano, estão na Feira de Negócios com o apoio do arroz Tio João e do Irga (Instituto Riograndense do Arroz), que trouxe um trailer para apoiar na missão, além de cozinheiros para ativações e para oficinas gastronômicas.
O clube tem como costume levar a bandeira que semeia a integração e praticar a solidariedade. "As pessoas que participam do evento trazem alimentos não perecíveis que são doados e a pessoa recebe de presente o avental de lembrança", conta Lenora.
Os alimentos arrecadados serão destinados para o Instituto Santíssima Trindade. "É legal, principalmente depois desse momento das enchentes, que as pessoas precisam de apoio", corrobora Lenora.
Uma aula-show será realizada pela entidade, na Arena Gastronômica, que ensinará um risoto, a partir das 17 horas deste sábado, dia 9 de novembro.
Texto: Comunicação Festuris | fernando@rossiezorzanello.com.br
Foto: Anselmo Cunha/Festuris