América Latina e Caribe apresentam aumento de 5% no tráfego de passageiros

Entre janeiro e março deste ano, as companhias aéreas da América Latina e Caribe atingiram um crescimento acumulado de 5% em relação ao mesmo período do ano passado. Conforme números divulgados pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta), foram transportados 3,6 milhões de passageiros adicionais no primeiro trimestre.

O Brasil transportou mais de 1 milhão de passageiros a mais neste período, alcançando um crescimento percentual de 4,4%. O resultado coloca o país como o responsável por aproximadamente 30% do crescimento acumulado da região nos três primeiros meses do ano. Apesar dos bons resultados brasileiros, outros quatro países tiveram resultados ainda melhores.

No México foram transportados mais de 250 mil passageiros domésticos adicionais, o que fez o país alcançar um crescimento de 6,5% em relação a março de 2018 e um crescimento acumulado de 6,3% no primeiro trimestre deste ano. A Colômbia, terceiro mercado doméstico mais importante da região em volume de passageiros, teve crescimento de 11,2% em março e acumulado de 10,3% em 2019.

Na Argentina o crescimento percentual alcançou 13% em março. E o Chile tem mantido grande dinamismo com um crescimento de 16,6% em março. No acumulado do primeiro trimestre, o país alcançou o crescimento mais alto da região, com 18,1%.