A Transformação do Mercado de Turismo Pós Pandemia

O turismo vive um momento de retomada de suas atividades, permitindo aos destinos contribuírem com a geração de renda e emprego

O novo cenário do setor de turismo vem demonstrando que destinos mais profissionalizados na prestação de serviços e qualidade de seus produtos, são os que estão se recuperando mais rapidamente, mesmo sabendo que ainda terão de enfrentar muitos desafios e levará um tempo para que a atividade turística volte a ser como era anteriormente, por isso, é necessário repensar em novas possibilidades de negócios frente as mudanças advindas do mercado atual.

O mercado de turismo deve estar preparado para "onda" de turistas que ocorrerá nos próximos anos, é pensar nos resultados que as pesquisas vem apresentando,  que o brasileiro deseja viajar em média pelo menos 6 vezes ao ano de acordo com a Expedia (2021), neste sentido, é necessário que os destinos estejam aptos para um mercado mais exigente, sempre em consonância com os desejos e anseios deste novo turista, mais informado, tecnológico, sustentável e busca vivenciar experiências únicas, transformadoras, acessíveis e instagramáveis.

A exigência de um mercado mais profissionalizado é uma realidade quando o assunto é turismo, tendo a necessidade de transformar os destinos turísticos mais competitivos, objetivando atrair turistas que vivencie experiências memoráveis, oportunizando contribuir com economia local e o desenvolvimento socioambiental.

O turismo vive um momento de retomada de suas atividades, permitindo aos destinos contribuírem com a geração de renda e emprego, mas sem deixar de olhar para ele como fonte de desenvolvimento e de oportunidade de novos negócios, por isso é necessário atentar-se para os mais diversos tipos de turismo que estão em voga atualmente, como Turismo Inteligente, Turismo de Proximidade, Ecoturismo, Cicloturismo, Turismo de Base Comunitária e Turismo Gastronômico. Estes segmentos estão propensos a se tornarem os mais significativos nesse momento, pois eles possuem características que envolvem áreas naturais, pessoas, tecnologia, governança, acessibilidade e gastronomia local.

Os destinos que desejam tornar-se mais competitivos, devem levar em consideração aspectos importantes e significados, visando o melhoramento da atividade turística local e regional, a partir de uma governança organizada, sustentável, mão de obra profissionalizada e especializada, produtos criativos, inovadores e seguros, dispostos a receber visitantes que buscam se inter-relacionar com os residentes e a cultural do destino, tornando o setor mais atrativo e rentável.


Cálidon Costa da Conceição

CEO APRI Consultoria. Doutor em Turismo e Hotelaria. Turismólogo. Vice Presidente da ABBTUR para a Região Norte do Brasil. Consultor e Palestrante