A reconstrução do Turismo e os novos consumidores pós-pandemia

O turismo gera 8% do PIB Nacional


A pandemia do novo coronavírus, definitivamente, mudou de forma radical a vida ao redor do mundo e nos colocou a pensar seriamente no futuro e sobre o futuro. Mesmo com a vacinação, analistas apontam mudanças nas tendências de consumo. No Brasil, estamos novamente, passando por momentos de indefinições, insegurança, acompanhando posicionamentos contraditórios e a politização da pandemia. Precisamos de unidade de pensamento entre os gestores públicos e um olhar único em direção à saúde de nosso país. Urge que os números da pandemia recuem e os da vacinação aumentem para que a economia possa retomar.

 

Quando se fala em retomada da economia, a indústria turística, a mais arrasada de todas as atividades econômicas, precisa ser tema prioritário na pauta econômica do Governo. As razões são inúmeras, os números comprovam que um em cada dez empregos a nível mundial vem da atividade turística. Soma-se o fato de ser uma atividade  resiliente, com alta capacidade de se recompor e agilidade em apresentar resultados eficientes.

 

Partindo de números concretos, da eficiência deste setor e o impacto econômico que o mesmo gera, resultando em 8% do PIB Nacional, entendemos que este é o momento propício para o Governo olhar  para o Turismo com o mesmo carinho que olha para o Agronegócio. Se temos força na Agricultura, graças à imensidão de áreas cultiváveis e pelo know how em produtividade, da mesma forma temos chance de estar na ponta com a indústria turística considerando a diversidade e as belezas desse Brasil imenso, cheio de cores, sabores, arte e natureza abundante. Vamos reconstruir o setor, mas precisamos do Governo nas suas diferentes instâncias sensível a estas questões e com determinação de provocar a retomada rápida da economia de nosso país.

 

O momento é de reinvenção, de reconstrução e luta, mais do que lamentar todos os golpes sofridos. É hora de levantar a cabeça, arregaçar as mangas e entender tudo o que mudou neste cenário e partir para a batalha, armados com conhecimento e soluções criativas. Sabemos que está em curso uma profunda mudança no comportamento do consumidor. Será preciso entender que o consumidor deste novo ciclo, vem cheio de dores e cicatrizes provocadas pela pandemia. A expressão "foco no cliente" precisará com certeza ser revista. Um  atendimento humanizado, com empatia, sensibilidade, transparência e segurança, aumentará com certeza o resultado em vendas. Estamos todos carentes, com falta do abraço.

 

Um relatório publicado pela Consultoria McKinsey prevê que o retorno do consumidor poderá desencadear um fenômeno chamado de "Compra por Vingança”, com o aumento do consumo de serviços, principalmente aqueles com elemento comunitário e de contato social: viagens, eventos, festivais, entre outros. Farão investimento em atividades geradoras de felicidade, emoções que fiquem na memória afetiva por longo tempo. A pandemia nos ensinou a valorizar o momento e acumulou um desejo de consumo como a busca pelo prazer. Uma matéria recente publicada na CNN Brasil também indica que após meses vividos em isolamento social, a busca pelo consumo de experiências pode ultrapassar a compra de bens materiais. A mudança de comportamento do consumidor já é uma realidade e o fator humano será preponderante para transmitir segurança e confiança nestes novos tempos.

 

Em geral, o espaço está aberto para a recuperação imediata do Turismo, no entanto, será preciso saber caminhos, estratégias e ferramentas para posicionar marcas e gerar grandes oportunidades de negócios. Tudo isso para otimizar o caixa, que é o que precisamos no momento. E no meio deste cenário precisamos propor e incentivar iniciativas que possam contribuir para a reconstrução. Por isso, nos dias 6 e 7 de maio realizaremos a quarta edição do Festuris Connection Top Performer, evento híbrido que terá como destaque o maior treinamento de vendas do Turismo. Um projeto que nasceu na pandemia e tem como missão preparar profissionais e empresas para a retomada. Acreditamos muito no poder do conhecimento para transformar realidades, e assim quem comandará essa imersão são profissionais que atuam na linha de frente do marketing e vendas de grandes empresas. 

 

É preciso que tenhamos consciência que o futuro é operado no presente, portanto, temos que agir e nos preparar hoje e não deixarmos para amanhã. Vamos juntos reconstruir o setor do Turismo e recuperar a esperança para continuarmos em frente. Todas as esferas, sejam elas públicas ou privadas, precisam andar para o mesmo objetivo. Desta forma, conseguiremos superar o vírus e todas as adversidades.

 

Por Marta Rossi (CEO da Rossi & Zorzanello Eventos e Empreendimentos, empresa detentora das marcas Festuris, Festuris Connection e Chocofest)