Turismo sustentável é realidade em empreendimento de Cambará do Sul

Glamping Parador tem práticas e iniciativas que buscam promover o desenvolvimento econômico e social local

O Turismo Sustentável é uma tendência que está, cada vez mais, sendo considerada pelos viajantes e sendo colocado em prática pela hotelaria. O seu conceito, definido pela OMT (Organização Mundial de Turismo), é aquele que atende às necessidades dos turistas e também das regiões que os recebem. Neste sentido, o segmento tem buscado promover o desenvolvimento econômico e social local, enquanto conserva os recursos naturais e mantém a integridade cultural da população, garantindo a manutenção da paisagem no longo prazo e distribuindo os benefícios do turismo para todos.

E um desses exemplos é Parador - um lugar para se conectar e desfrutar de um cenário natural incrível - em Cambará do Sul, lugar dos famosos cânions no Brasil e de natureza exuberante, possui várias iniciativas neste sentido:

Segundo a diretoria do empreendimento, grande parte dos materiais utilizados nas construções são naturais, como pedras da própria região e madeiras de reflorestamentos certificadas. O local possui uma usina de energia solar com capacidade para geração de 100% da energia consumida no hotel;

Embora a cidade de Cambará do Sul ainda não possuir coleta seletiva, o Parador faz compostagem de seus resíduos orgânicos, além de fazer a separação de resíduos. No empreendimento se valoriza a fauna e flora local de seu entorno, com trilhas e eventos educativos.

Já a água, é captada do Rio Camarinhas, que corre na propriedade do hotel, é tratada na Estação de Tratamento de Água (ETA) do próprio Parador. Segundo a direção do estabelecimento, não é feita captação da água da chuva porque os telhados das cabanas são de palha natural ou lona. Para o esgoto, o hotel tem um sistema de filtragem e sumidouros projetados para não poluir as águas e o solo do entorno.

A valorização dos pequenos produtores rurais do município também está pautada pelo hotel. O local tem uma horta orgânica e na gastronomia, assinada pelo chef Rodrigo Bellora, utiliza produtos orgânicos e frescos, de fornecedores próprios movimentando a economia local.

Nas acomodações, o Parador opta por amenities em dispensers fixos, com reposição dos produtos, procurando evitar ao máximo a geração de resíduos plásticos, mesmo utilizando embalagens biodegradáveis;

Outro diferencial é que 100% da mão de obra é local, valorizando e capacitando a comunidade de Cambará. O Parador participa de iniciativas sociais como doação de enxovais, alimentos e materiais para Ong´s e comunidades carentes da região como asilos e hospitais.

“Adotamos estas práticas porque entendemos que o turismo sustentável é um conceito que abrange a experiência turística completa: para receber bem nossos hóspedes, precisamos cuidar bem do entorno e atender as necessidades da comunidade onde estamos inseridos”, comenta Rafael Peccin, diretor do Casa Hotéis.

O Parador é um hotel estilo glamping (junção de glamour com camping) localizado em Cambará do Sul (RS), próximo aos parques nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral e seus belíssimos cânions. Suas acomodações são em cabanas, suítes e casulos, com todo conforto.  Integra o Casa Hotéis, coleção de hotéis de charme do Rio Grande do Sul que oferece hospedagem de alto padrão e atendimento personalizado para os hóspedes.

Casa Hotéis é expositor confirmado de Festuris 2022