Rede Swan Hotéis completa 30 anos

Swan Caxias do Sul

Prestes a completar 30 anos, a Rede Swan de Hotéis se mostra cada vez mais atual e ligada às demandas de mercado tanto em âmbito nacional quanto internacional, sendo uma das poucas redes gaúchas a contar com operações fora do País. Sob o comando de Gabriela Schwan Poltronieri, a palavra de ordem, desde que assumiu o cargo de CEO em janeiro de 2020, é conexão. Conexão não apenas entre as unidades, mas também com as inovações tecnológicas, com o ambiente corporativo, entre os hóspedes e a comunidade em torno de cada hotel. Não à toa a rede assume compromissos diários ao promover uma série de ações transformadoras que incentivam a economia local, além de contribuir com o desenvolvimento cultural das cidades onde se estabelece: Novo Hamburgo, Porto Alegre, Caxias do Sul e Rio Grande, Canela e Sintra, em Portugal.

O primeiro passo para essa história de sucesso ocorreu no dia 6 de abril de 1993, quando Carlito e Chirley Schwan inauguraram o Swan Novo Hamburgo, juntamente do seu parceiro de investimento, Ernani Reuter. O hotel está localizado no histórico bairro de Hamburgo Velho, ponto mais alto da cidade. Menos de sete anos depois, a expansão ocorreu em direção à capital gaúcha. Assim, em 6 de janeiro de 2000, nasce o Swan Porto Alegre. Em 2002, com o Swan Molinos, também na capital, a ampliação se volta ao turismo de negócios. No ano seguinte, o crescimento é direcionado ao interior do estado, quando Caxias do Sul recebe uma unidade, seguida, em 2012, por Rio Grande, aproveitando o boom econômico da cidade naquele ano.

Após 22 anos de atuação exclusiva no Rio Grande do Sul e no Brasil, chega a hora de atingir novos horizontes e a rede avança em direção à Europa. Em 2015 é inaugurada a Casa do Mercado Lisboa, na Rua Boa Vista, ao lado do elevador da Bica e 50m do mercado da Ribeira. Já em 2016 é lançado em Sintra o Palácio de Sintra e a Casa do Vinho, um conjunto hoteleiro na cidade homônima que recebeu o título de Portugal Collection. 2018 é a vez da Casa dos Santos, também em Sintra, formada de pequenos apartamentos para atender o crescente público de locação via AirBnB na Europa. O ano de 2020 trouxe inúmeros desafios para o mercado hoteleiro e a rede iniciou um processo de reinvenção durante a pandemia, renovando sua marca de olho no futuro. Foi assim que, em 28 de setembro de 2021, o antigo Swan Business Molinos se transformou em Swan Generation, um hub de hospitalidade All in One, que entrega coworking, coliving, hotelaria, eventos e restaurante. Já no dia 3 de junho de 2022, uma nova "estrela" surgia na "constelação do cisne". O Jangal das Araucárias Swan Design Hotel inicia sua atuação em Canela, promovendo uma experiência de lazer sensorial completa e abrindo espaço para o formato de tempo compartilhado através de contratos de multipropriedade. Ao todo a rede dispõe de  624 quartos entre suas 8 unidades.

Entre os planos para 2023, a rede vai abrir, em Portugal, um empreendimento voltado ao long term rental com 10 aptos em Lisboa e outro com 9 suítes em Sintra. A expansão em 2024 vai focar na linha lifestyle com as marcas Swan Generation e Swan Design Hotel, seja por gestão integral da rede, seja no formato multipropriedade, seja em parcerias/collabs.

Rede Swan Hotéis hoje:

Unidades: 6 no Brasil e 2 em Portugal

Cidades: Novo Hamburgo, Porto Alegre, Caxias do Sul, Rio Grande, Canela (Brasil) e Sintra (Portugal)

Total de apartamentos: 624 apartamentos

Colaboradores: 174  funcionários nas 6 unidades do Brasil e 5 colaboradores nas unidades de Portugal.

Estrutura por unidade e segmentação:

Linha Lifestyle/Swan Generation:

Swan Generation: 52 apartamentos, 1 auditório, 2 salas de brainstorm, 3 salas de reunião, 2 salas de coworkings, 6 offices privados e 2 cozinhas compartilhadas. RH de 30 funcionários. Restaurante com culinária contemporânea: Gen Street Food & Drink.

Linha Classic/Swan Tower e Express:

Swan Novo Hamburgo: 161 apartamentos, 7 salas de eventos, 2 salas de reunião, 1 auditório para 400 pessoas, 1 academia 24 horas, 1 piscina aquecida, 1 sala de massagem, 1 sauna úmida e 1 sauna seca. RH: 30 colaboradores. Restaurante com culinária contemporânea: Irius Gastronomia.

Swan Porto Alegre: 100 apartamentos, 4 salas de eventos, 1 sala de reunião, 1 academia. RH: 25 funcionários. Restaurante com culinária árabe: Zaituna Gastronomia.

Swan Caxias do Sul: 120 apartamentos, 4 salas de eventos e/ou reunião; 1 piscina aquecida, 1 academia e 1 sauna seca. RH: 36 colaboradores. Restaurante Bromélia (não aberto ao público passante).

Swan Rio Grande: 126 apartamentos, 1 sala de reunião, 1 academia 24 horas. RH: 17 colaboradores. Restaurante Bromélia (não aberto ao público passante).

Linha Boutique/Swan Design Hotel:

Jangal das Araucárias Swan Design Hotel: 47 apartamentos, 1 academia, 1 sala de leitura, 1 piscina aquecida, 2 áreas de lazer com lareiras externas e 1 área de convívio com lareira interna. RH: 20 colaboradores. Restaurante especializado em alimentação natural: Eat Kitchen.

Palácio de Sintra e Casa do Vinho: 9 apartamentos do tipo suítes cada.