Nova Petrópolis realiza o 49º Festival Internacional de Folclore

Evento na Rua Coberta e Praça das Flores conta com a participação de 51 grupos. Crédito das fotos: Mauro Stoffel

Nova Petrópolis promove o 49º Festival Internacional de Folclore de 14 a31 de julho, com atrações na Rua Coberta e Praça das Flores, além de atividade sem outros pontos do Município. Ao longo dos 18 dias de programação, o Palco da Diversidade receberá apresentações de 63 grupos internacionais, nacionais, regionais e locais, sem cobrança de ingresso.

Em 2022, o Festival Internacional de Folclore volta a ter uma edição totalmente presencial, após dois anos de distanciamento. A retomada do evento, somada ao aniversário de 120 anos do cooperativismo de crédito, levaram à escolha da cooperação como temática deste ano. “A diversidade nos une e a cooperação nos fortalece” é o slogan da 49ª edição do Festival.

“Não poderia ter havido uma escolha mais apropriada para a edição deste ano. Estamos em um movimento de retomada e, em momentos assim, precisamos ainda mais de cooperação”, afirma o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf.

O 49º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis é representado pela corte do Folclore Alemão, formada pela rainha Mariana Caroline Marcon, 1ªprincesa Tainara Iasmin Blauth e 2ª princesa Thaís Sofia Paetzinger.

A programação do 49º Festival Internacional de Folclore iniciará no dia 14de julho, na localidade de Linha Imperial, com a cerimônia de acendimento da Chama Folclórica. Enfatizando a temática da 49º edição, o espetáculo “Cooperativismo em Movimento” abrilhantará a abertura oficial do evento, no dia15 de julho, e a cerimônia de encerramento, no dia 31 de julho, ambos na Rua Coberta.

Outras atrações da programação são as Noites Culturais; o 6º Encontro de Soberanas; o Sarau da Diversidade; o Baile Infantil; os Jogos Germânicos e os Jogos da Diversidade; as Panelas da Diversidade e as Mãos da Diversidade; a Feira da Diversidade e a Praça de Alimentação; e a Caminhada da Diversidade.

“A cultura é uma das grandes riquezas de Nova Petrópolis e o Festival Internacional de Folclore é uma excelente representação de todo este contexto da cidade. Celebramos o legado dos nossos antepassados e confraternizamos com outras culturas, unidos pela diversidade”, afirma o presidente da Associação de Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis (AGDFA-NP), Rafael Reidel Haas.

O 49º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares e o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul. Conta com patrocínio de Sicredi Pioneira, Cooperativa Piá, Dakota, Fortbrain Alimentos, Gula Alimentos, Banrisul, Suibom, Energias da Natureza, Fios Armani, Box Print, Cervejaria Edelbrau, Ecosul Energia Solar e Cervejaria Traum. Apoio: Ave Serra, Coopershoes, Esculturas Parque Pedras do Silêncio, RBT Internet e Parque Aldeia do Imigrante. Financiamento: Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Mais informações em www.festivaldefolclore.com.br