Espaço LGTB+ no Festuris tem as cores da diversidade

Na 34ª edição do Festuris, o espaço tem a curadoria de Jardel Hay.

O potencial do mercado LGBT+ na cadeia turística não é novidade para o Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado. Há mais de 12 anos este público ganhou visibilidade e relevância no evento, antecipando uma tendência mundial que já era vista na época. “Duas mulheres, numa cidade pequena e conservadora, apostarem neste mercado”, afirma Marta Rossi, fundadora e CEO do Festuris, referindo-se à inauguração do espaço há mais de uma década, junto com a Silvia Zorzanello (falecida em 2012).

Na 34ª edição do Festuris, o espaço tem a curadoria de Jardel Hay. Durante o evento será entregue o prêmio Cores do Turismo, que reconhece profissionais do setor no segmento LGBT. O agraciado será Alex Bernardes, que receberá um troféu especialmente desenvolvido para o evento pelo artista local Ronan Ribeiro. Alex é cofundador da Revista ViaG. Ele atua na área de comunicação há 20 anos, com grande experiência em coordenação de ações de marketing e produções de eventos.

Papo LGBT+ volta nesta edição

Uma das novidades deste ano é a retomada da arena de debates. O Papo LGBT+ terá como moderador e apresentador o engenheiro de formação e artista por vocação, Cássio Stedetn. Ele é ator, apresentador de TV e modelo, além de mestre em estratégia e especialista em comunicação, com formação artística em teatro, TV, cinema, dança, música e moda.

Programação - sexta-feira - dia 4

14h15 - Alex Bernardes - "Turismo LGBT+ como um todo"

É cofundador da Revista ViaG. Profissional da área de comunicação há 20 anos no mercado, com grande experiência em coordenação de ações de marketing e produções de eventos.

16h - Fernando Bertozzi e Caio Klein - “Movimentos LGBT+ Pride Búzios x Parada Livre de Porto Alegre"’

Fernando é gerente de turismo na Secretaria de Turismo de Búzios, no Rio de Janeiro. Organizador do maior evento de visibilidade LGBT+ da cidade, o festival Pride Búzios. Caio é advogado e presidente do Conselho Estadual de Promoção dos Direitos LGBT do RS e diretor executivo da ONG Somos.

Sábado - 05/11

14h15 - Clovis Casemiro e Ricardo Gomes - “Atividades de ecoturismo para o público LGBTQI+”

Clovis recebeu o prêmio Cores do Turismo do Festuris 2021. Reconhecido como um dos 100 mais poderosos do Turismo Brasileiro, concedido pelo Jornal Panrotas, em 2021 atua à frente da entidade como coordenador e é responsável pelos membros no Brasil, Portugal e América Latina.

Ricardo, em setembro de 2016, reeditou a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, entidade que preside. Em 2017 foi eleito o 5º LGBT mais influente de São Paulo e em 2019 foi listado pela Revista Panrotas entre os importantes impulsionadores do turismo nacional.

15h - Wanderson Borges - “Movimentos LGBT RS”

Presidente da Ashtep - Associação de Hoteleiros de Tibau do Sul e Pipa, co-fundador do Movimento Preserve Pipa.

17h - Aline Aguiar - “Atividades de ecoturismo para o público LGBTQI+”

Sócio proprietária da Agência Receptiva Canyons do Sul, turismóloga, e guia de turismo especializada em ecoturismo e turismo de aventura.

18h - Álvaro Machado e Jardel Hay - Movimentos LGBT RS

Álvaro é mestre em Turismo, foi coordenador do curso de Turismo e professor de disciplinas na área de Turismo e Meio Ambiente. Coordenou projetos de formação, regulação e desenvolvimento de espaços naturais para o turismo. Responsável pelo Programa de Segmentação da Secretaria de Turismo do Governo do Rio Grande do Sul. Jardel é o curador do Espaço LGBT+.