Eduardo Zorzanello será mediador em debate no SINDEPAT Summit, em Gramado (RS)

Em palestras e na área de exposição, evento apresentará as novidades e tendências para a indústria de parques e atrações turísticas

Os principais fornecedores para parques e atraçõesturísticas do Brasil e do Exterior estarão reunidos, dias 23 e 24 deste mês, noWish Serrano, em Gramado (RS), na terceira edição do SINDEPAT Summit. Depois dedois anos sem ocorrer em razão da pandemia de Covid-19, o evento retornacomprovando o fôlego da indústria de parques e atrações, que manteveinvestimentos nos últimos dois anos, com inaugurações nos parques instalados eabertura de novos equipamentos em todo o Brasil. “Nosso setor vive de inovaçõese elas seguiram ocorrendo, como veremos no Summit. O evento é a melhoroportunidade para os parques e atrações brasileiros encontrarem os fornecedorese negociarem as próximas novidades”, diz o presidente do Conselho do SINDEPAT,Murilo Pascoal.

Além das novidades presentes na área de exposição, ospainéis e apresentações do SINDEPAT Summit trarão as tendências para parques eatrações, destacando ferramentas e serviços e suas aplicações para o setor.“Desenhamos uma programação que, ao mesmo tempo em que debate as tendências erumos que o setor está tomando, tem a preocupação de mostrar a utilidadeprática de questões mais macro do ponto de vista de gestão de negócios eestratégias, como a Agenda ESG e a Ciência de Dados para a indústria deatrações”, explica a presidente executiva da associação, Carolina Negri.

Entre as inovações desta edição do Summit estão as rodadasde negócios, em ambiente separado da exposição, e as visitas técnicas aosassociados SINDEPAT na região. As VTs serão realizadas no dia 25, sexta-feira,pelos participantes que tiverem adquirido as visitas técnicas. A programaçãoinclui, na parte da manhã, a visita aos Bondinhos Aéreos Canela e ao AlpenPark, ambos em Canela. Na tarde, serão oferecidas duas visitas simultâneas: aoAcquamotion, primeiro parque aquático da região; e ao Snowland, parque de nevede Gramado.

 

 

Confira, a seguir, parte da programação do 3º SINDEPATSummit:

 

Como a Serra Gaúcha tornou-se um polo de entretenimentonacional? – Empresários da região falarão sobre a transformação da SerraGaúcha em um dos principais destinos turísticos do país, tendo como âncora osetor de parques e atrações. A mediação do painel apresentado por RenatoFenstenseifer, CEO do Alpen Park, e Manuela Costa, presidente da APASG, será doCEO do Festuris, uma das principais feiras de Turismo do país, EduardoZorzanello.

 

Arquitetura do conteúdo em parque e hotéis – Aaplicação prática da arquitetura do conteúdo e como ela pode ser utilizada noposicionamento positivo dos empreendimentos, combinando marketing, arquiteturae entretenimento é o tema da palestra de Vânia Marcelo, da IMAGIC, comexperiência em concepção de projetos e desenvolvimento de retrofits.

 

Segurança na operação de parques aquáticos – Odiretor de Operações do Wet´n Wild São Paulo, Ricardo Penteado, falará sobre acultura da segurança na operação de parques aquáticos, setor em que atua hámais de 20 anos. Penteado foi instrutor da Jeff Ellis Associates, principalconsultoria em gestão de segurança para parques aquáticos e uma das expositorasdo SINDEPAT Summit.

 

Oportunidades na indústria de atrações com a Ciência deDados – O cientista de dados australiano Jegar Pitchforth, da startupMirror Analytics, vai mostrar o resultado de seus estudos sobre a utilização daData Science na indústria de atrações, destacando os impactos diretos nasoperações.

 

Retrospectiva: 40 anos do setor de parques no Brasil– Único brasileiro a presidir a Associação Internacional de Parques Temáticos eAtrações Turísticas (IAAPA), Alain Baldacci, CEO e sócio-fundador do Wet´n WildSão Paulo, conduzirá os participantes em uma viagem pela história dos parquesno Brasil, com ênfase nos marcos e desafios enfrentados para o desenvolvimentodo setor.

 

Parques naturais brasileiros: transformando potencial emrealidade – Representantes do Ministério do Turismo, do Banco Nacional deDesenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Instituto Semeia mostrarão osprojetos que vêm sendo desenvolvidos para que o potencial dos parques naturaisbrasileiros incremente a oferta turística brasileira. Entre os palestrantes,estará o coordenador do estudo “Parques como vetores de desenvolvimento para oBrasil”, Rodrigo Góes.

 

Entretenimento & Real State – Ex-CEO da Aviva,detentora das marcas Hot Park, Rio Quente Resorts e Costa do Sauipe, Franciscoda Costa Neto é um dos principais responsáveis pela indústria de timeshare noBrasil. Em sua apresentação, ele compartilhará sua experiência, destacando comoa indústria de real state tem se desenvolvido no Brasil.

 

Impacto da Agenda ESG nos negócios – Com foco naprosperidade econômica, resiliência ambiental e inclusão social, o diretorexecutivo da Ernest Young, Leonardo Dutra, mostrará cases de sucesso dainclusão de uma Agenda ESG nos negócios.

 

Master Planning: primeiros passos para a revitalização deatrações – O vice-presidente da Forrec, Matt Dawson, utilizará o case doBondinho Pão de Açúcar para apresentar fundamentos para um plano derevitalização bem-sucedido, incluindo pontos como a elaboração de uma históriaque estimule o retorno dos visitantes às atrações. A Forrec é líder em designde experiências para parques temáticos, aquáticos e atrações turísticas.

 

Recuperação e retomada: parques e atrações no cenário doturismo brasileiro – O presidente do Conselho do SINDEPAT, Murilo Pascoal, ea executiva, Carolina Negri, mostrarão como a indústria de parques e atraçõesatravessou a crise desencadeada pela pandemia, destacando as direções rumo àretomada e como ela vem ocorrendo no mercado brasileiro.

 

O EVENTO

Além dos painéis e palestras destacados, a programação doSINDEPAT Summit inclui ainda a apresentação de mais de uma dezena de showcasesnos quais fornecedores do setor apresentarão suas novidades em produtos eserviços para a indústria de parques e atrações turísticas. Entre os fornecedoresconfirmados estão empresas como as brasileiras Meka, de filtros e bombas paraequipamentos aquáticos e a Speed Kids, de playgrounds e equipamentos paraparques aquáticos, e fornecedores internacionais dos mais diversos produtos,como a canadense WhiteWater, a turca Polin WaterParks e a italiana Zamperla.

O SINDEPAT Summit tem inscrições abertas e descontos para associados.O evento conta com apoio da Adibra, APASG, Adit Brasil, Resorts Brasil, Abeta edas associações de parques e atrações turísticas da Argentina, AAPA, e daColômbia, Acolap. Apoiam também o SINDEPAT Summit o Gramado Canela Convention& Visitors Bureau – Região das Hortênsias e o Festuris. Os associados dosparceiros têm valor especial na inscrição e empresas que inscreverem a partirde três participantes contam com desconto de 15%. O SINDEPAT Summit tem ainda oPANROTAS como media partner, a Latam, como transportadora aérea oficial, e aBrocker, como agência de turismo oficial.

 

Para mais informações e inscrições, acesse o www.sindepatsummit.com.br.