Compensação de CO2 é agir em defesa do meio ambiente

Quando o assunto é meio ambiente, é preciso se posicionar de forma firme.

No Festuris, a Coluna de Turismo/60+ oferecerá, por intermédio de um QRCode, a oportunidade aos participantes para calcularem o consumo de CO2 de sua viagem, podendo ser mensurado para pessoa física ou jurídica

Quando o assunto é meio ambiente, é preciso se posicionar de forma firme. E mais do que isso, é necessário agir em sua defesa. É neste contexto que a Coluna de Turismo/60+ fará a compensação do CO2 gerado nos deslocamentos, incluindo os estandes nas feiras em que participará. “Decidimos fazer a nossa parte”, afirma o jornalista e defensor da causa Carbono Free, Ariel Figueroa.

A primeira ação ocorrerá no 34º Festuris, de 3 a 6 de novembro. “Nosso estande compensará o CO2 gerado calculando deslocamentos aéreos e terrestres da Bahia até Gramado incluindo consumo energético no estande”, explica Figueiroa.

Para esta iniciativa, a Coluna de Turismo/60+ encontrou a parceira ideal, a Ororo, empresa que trabalha com eficiência energética em todos os níveis e necessidades. Segundo Ariel, ela possui tecnologia para aferição do CO2 gerado, apresenta relatórios técnicos, calcula os créditos de carbono e depois apresenta o Selo Verde Carbono Neutro e o Certificado Digital de Carbono Rastreável.

No Festuris, a Coluna de Turismo/60+ oferecerá, por intermédio de um QRCode, a oportunidade de calcular o consumo de CO2 de sua viagem, podendo ser calculado para pessoa física ou jurídica. Preenchendo os dados requeridos e seguindo fielmente as normas de LGPD, será emitido um valor em quilos de CO2 e seu equivalente em reais a ser pago. “O preenchimento não significa a obrigatoriedade de pagamento, mas permite ter a noção exata de quanto sua viagem gerou de CO2. Caso queira pagar, é só seguir os passos e emitir o boleto bancário no e-mail registrado no cadastro”, aponta o jornalista. O QRCode é um site e não é preciso baixar nada. É só ler pelo celular IOS ou Android e seguir o processo.

Ser carbono zero significa calcular o total das emissões, reduzir onde é possível e balancear o restante das emissões através da compensação. Uma das maneiras de compensar está na compra de créditos de carbono em mercados voluntários, ou, ainda, na recuperação de áreas degradadas via arranjos florestais.