CEO da Rede Swan Hotéis, Gabriela Schwan destaca sua liderança à frente dos empreendimentos da família

A unidade Swan Molinos está sendo reestruturada e passará a se chamar Swan Generation, uma das grandes novidades para Porto Alegre

Na noite da última quarta-feira (23), os CEOs do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello conversaram com Gabriela Schwan, CEO da Rede Swan Hotéis no Brasil e em Portugal. O tema do bate-papo foi Liderança feminina e inovação na gestão hoteleira e no turismo. A convidada também é vice-presidente no programa Transforma RS e membro do NEXO - Governança Corporativa.


Gabriela atua há 22 anos nos segmentos hoteleiro e turístico e, recentemente, foi escolhida pela família a líder dos negócios. “Sou a caçula de seis irmãos, meu pai sempre foi protagonista, assim como meus irmãos e muito competentes no mercado e, chegar por último, tem toda uma trajetória de se conseguir respeito na família”, comenta Gabriela. 


Com relação aos desafios profissionais, Gabriela avalia que o mais complicado é manter o equilíbrio entre o trabalho, a vida pessoal, de família como mãe e esposa. “Sempre fico pensando em dever um pouco de tempo para alguém. Todo dia eu escolho a quem vou dever e a quem vou acolher”, brinca a hoteleira. 


Os conhecimentos adquiridos por Gabriela foram com base na atuação empresarial da família. “Meu foco sempre foi mostrar que eu estava aqui por mérito, e não por ganhar espaço por ser da família. Para mim, as coisas precisam sempre ter propósito”, reforça. Justamente por isso, a CEO da Rede Swan acredita que mulheres estão galgando mais espaço na hotelaria e no turismo facilitam. “Trato o hotel como trataria minha casa. Se um hotel pudesse ser chamado de mãe, eu diria que é o carinho, o acolhimento, nesse aspecto. O olhar feminino facilita o desenvolvimento de hotéis e até no turismo”, opina.


O jeito de fazer - Swan Hotéis

Os negócios da família empreendedora passaram por algumas transformações ao longo dos 28 anos de mercado. A mais expressiva foi em 2020, com a chegada de Gabriela. “Aqui exercemos a hospitalidade raíz. Sou hoteleira de paixão e sempre gostei do design e da inovação, e com esse trabalho todo, quis trazer meu jeito e dar a minha cara para os negócios. Isso aqui é um propósito de vida”, destaca. 


Foi feita renovação da marca, formalizando um novo olhar para os próximos dez anos. A unidade Swan Molinos está sendo reestruturada e passará a se chamar  Swan Generation, uma das grandes novidades para Porto Alegre. 

Será uma collab que contará com várias marcas e, pela primeira vez no mercado, será testado a venda por camas. “Havia entendido que o nosso modelo de hotelaria tradicional já estava ultrapassado, e  queremos juntar parceiros e marcas para criarmos um universo de produtos, será um laboratório de inovação”, completa Gabriela. 

E para a Serra Gaúcha, a rede está trazendo mais um novo conceito de hotelaria. Em Canela, será inaugurado o Jangal Araucárias, que já está com 60% da obra concluída. O empreendimento aposta no conceito de lifestyle, com design voltado para o lazer, turismo e conexão com a natureza, com foco em famílias e casais.