Em Gramado, Espetáculo Alma Única inicia nova turnê

Com promoção Academia Gramadense de Letras e Artes (AGLA), no dia 3 de dezembro, às 20h, acontece o espetáculo “Alma Única”, em Gramado. O evento terá entrada franca e acontece na Sociedade Recreio Gramadense (SRG).

No próximo dia 3, a Sociedade Recreio Gramadense sedia o evento com entrada gratuita

Com promoção Academia Gramadense de Letras e Artes (AGLA), no dia 3 de dezembro, às 20h, acontece o espetáculo “Alma Única”, em Gramado. O evento terá entrada franca e acontece na Sociedade Recreio Gramadense (SRG).

Sublinhado pela iluminação especialmente criada por Carol Zimmer, o espetáculo representa a sinergia artística envolvendo a dança, o canto e a música de câmara, levando para o público a possibilidade de uma apresentação com a intensidade e a riqueza que as linguagens da dança e da música conjugadas propiciam. “Nós, do Alma Única, pensamos  na visão plástica do espetáculo, onde tudo se integra”, diz a soprano Rosimari Oliveira.

O espetáculo reúne pérolas do repertório erudito europeu, reverencia o tango de Astor Piazzolla e o colorido da música brasileira, de Dorival Caymmi a Villa-Lobos, passando por Tom Jobim e João Pernambuco. “O espetáculo, através da sua diversidade, busca construir no espectador um enredo imaginário de encantamento e encontro artístico entre a música, a dança e o canto”, afirma o diretor musical e flautista, Tita Sartor.

Também na apresentação, ocorre entrelaçamentos entre um recital de Música de Câmara, com voz e balé, que transita do erudito ao popular; entre a alma brasileira e a universal, evocando o caráter expressivo e artístico da música e da dança, através dos sons, palavras e gestos.

A bailarina Débora Brandt de Alencastro diz que o Alma Única traz para a cena uma conversa direta com a música e a dança, onde ambas ocorrem no palco simultaneamente e, de certa forma, a dança está abraçada pela música. “O espetáculo traz um certo aconchego neste concerto com seu repertório cuidadosamente selecionado e atenciosa condução cênica”, ressalta Débora.

As intervenções da bailarina, aliadas às diferentes combinações dos intérpretes,  com destaque para a voz da soprano Rosimari Oliveira, a harpa de Leandro Cardona, instrumento com uma sonoridade de rara beleza, a excelente flauta de Tita Sartor, o violão de Marcel Estivalet, a percussão do músico Arlei Mont`Negro e o acordeon do músico convidado Matheus Kleber, tornam o espetáculo digno da reunião de linguagens tanto do ponto de vista conceitual como estético.

Sobre a apresentação

O espetáculo Alma Única, uma promoção AGLA com apoio da Sociedade Recreio Gramadense, tem direção cênica do baixo-barítono Ricardo Barpp, direção musical do flautista, professor e maestro Tita Sartor e direção de produção e coordenação geral de Therezinha Petry Cardona. O elenco é formado por artistas de Montenegro, entre

eles o harpista Leandro Cardona, radicado em Lisboa, Portugal, que virá ao Brasil especialmente para a turnê de apresentações; Rosimari Oliveira (soprano), Leandro Cardona (harpa), Marcel Estivalet (violão), Tita Sartor (flauta), Arlei Monte Negro, (percussão) e Débora Brandt Alencastro (bailarina), formam o elenco, além do músico convidado Matheus Kleber (acordeon). O espetáculo Alma Única tem incentivo da Lei Rouanet, Ministério do Turismo, Governo Federal, e patrocínio da Docile e Agrogen.