A importância da inovação e foco em resultados no planejamento turístico

Sabemos que o turismo se constitui de uma ampla e complexa rede de organizações públicas e privadas

Sabemos que o turismo se constitui de uma ampla e complexa rede de organizações públicas e privadas, cada uma desempenhando um importante papel para o funcionamento dos lugares que recebem visitantes para consumir os bens e serviços relacionados com o setor de viagens.
No Brasil, constatamos um relativo avanço no processo que denominamos "gestão dos destinos turísticos", proporcionada por uma crescente capacidade e profissionalismo das lideranças e o amadurecimento da atuação de instituições de fomento e representação, dentre as quais destaca-se o papel do Sebrae de norte a sul no país.
Apesar da ampliação de municípios, regiões e estados que contam com processos de planejamento e gestão para o desenvolvimento da atividade, quando consideramos os mais de 2.500 municípios turísticos presentes no Mapa da Regionalização, organizado pelo Ministério do Turismo, constatamos que a ampla maioria ainda não detém os instrumentos mínimos para formular e implementar políticas públicas pragmáticas e consistentes.
Assim, apesar do esforço e comprometimento dos ges-tores, o turismo vai ao som da música "deixa a vida me levar", o que gera o desperdício de tempo e recursos para a superação dos desafios e o aproveitamento das oportunidades existentes, privando as partes interessadas - comunidade, empresas, turistas e governos - da potencialização dos benefícios que a atividade turística pode gerar na contribuição para o desenvolvimento socioeconômico dos territórios.
Diante dessas questões, nós da Lab Turismo, uma empresa com o propósito de "contribuir para a transformação do turismo brasileiro envolvendo as pessoas e atuando para destinos e empresas mais inovadoras e sustentáveis", desenvolvemos o MAPTUR - Mapa Estratégico para a Gestão do Turismo".
Trata-se de uma metodologia fruto dos mais de 20 anos de experiência no planejamento turístico, aprendendo com os acertos, mas também com os erros, permitindo assim otimizar e tornar mais efetivo o processo para uma gestão inovadora e estratégica nos destinos turísticos, proporcionando os resultados esperados pelos envolvidos.
O MAPTUR possibilita a elaboração de um plano munici-pal, regional ou até mesmo um plano estadual de turismo, através de uma metodologia única que envolve Experiência, Conhecimento, Tecnologia, Compartilhamento, Praticidade e uma excelente relação Custo-Benefício. Além disso, envolve mentorias mensais para esta construção e um apoio à implementação das ações planejadas.